• 28/04/2024

Apple e Google têm app que monitora a covid-19 sem você saber?

Nas redes sociais como Facebook e Twitter, uma multidão de pessoas tem se queixado de que a Apple e o Google teriam instalado sorrateiramente um aplicativo de rastreamento de covid-19 nos telefones celulares delas, sem pedir permissão. Esse aplicativo enviaria uma notificação caso o portador do telefone se aproximasse de alguém que tenha confirmado ter contraído o novo coronavírus.

A informação é falsa.

Na realidade, o aplicativo só será instalado com a permissão do usuário. Num aparelho Android, por exemplo, na parte superior das configurações do Google há um item que indica: “notificações de exposição covid-19”. Mas isso não significa que um aplicativo já  tenha sido instalado. Se a pessoa clicar nesse item, verá uma tela instruindo que ela precisa instalar ou concluir a configuração do aplicativo para ativar as notificações de exposição à covid-19.

Leia também   PROVIDA/DF | CLDF aprova programa que permite pagamento de impostos por meio de leitos de UTI

A confusão surgiu porque, na última atualização do Android e do iOS,  tanto o Google quanto a Apple adicionaram uma API (interface de programação de aplicativos), que permitirá que as notificações de exposição à covid-19 funcionem caso o usuário dê sua permissão. Ou seja, as empresas instalaram um código de programação nos seus sistemas operacionais para possibilitar que o aplicativo de monitoramento funcione, caso esse aplicativo seja disponibilizado por uma agência de saúde pública, por exemplo.

No dia 20 de maio, as duas empresas divulgaram um comunicado conjunto a respeito. “O que construímos não é um aplicativo. As agências de saúde pública incorporarão a API em seus próprios aplicativos que as pessoas instalam. Nossa tecnologia foi projetada para fazer com que esses aplicativos funcionem melhor.”

Leia também   Receita paga hoje lote residual de restituição do IRPF

Em resumo, não é possível instalar um aplicativo de rastreamento da covid-19 sem a concordância expressa do usuário do telefone.

(Portal Exame)

Read Previous

Aumenta procura por divórcio durante a pandemia

Read Next

Weintraub no Banco Mundial significaria derrota para Guedes