Para manter um bom nível de treinamento, é importante equalizar bem o volume da atividade. Ajustando a quantidade de séries e as repetições que serão realizadas numa sessão e durante toda a semana.
Evidências cientificas falam em 4-9 séries por semana, outras em 12-15 séries no mesmo período. Isso seria exercitar o grupo muscular por duas vezes no período de sete dias, com um ou dois exercícios por treino. Na segunda situação, significa exercitar o grupo muscular por duas vezes, porém, aplicar dois a três exercícios semanalmente.
Artigos recentes compararam treinar 3 vezes na semana contra 6 vezes e os resultados trazem respostas similares.
É possível ter excelentes resultados treinando “apenas” 2-3 vezes por semana. E com relação a quantidade de séries, vai depender da intensidade aplicada ao treino. Lembrando que, quanto mais intensidade se coloca, a tendência é a diminuição da quantidade de séries semanais.
Porém, mais importante que a frequência semanal de treino, é a qualidade aplicada durante a sessão de exercícios. É possível treinar 2 vezes por semana e obter excelentes resultados, desde que o treino seja eficiente.
Por isso é fundamental um programa de treino individualizado. Que respeite e adeque o nível de condicionamento, restrições no caso de lesões e disponibilidade de tempo de cada indivíduo.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar!
Fonte: Metrópoles