• 05/10/2026

Celina Leão chega a 49,93% e entra favorita na disputa pela reeleição no DF

Governadora ficou a apenas 0,07 ponto percentual de vencer no primeiro turno e abre vantagem de mais de 255 mil votos sobre Leandro Grass; decisão será em 25 de outubro

A governadora Celina Leão (PP) saiu do primeiro turno das Eleições 2026 em posição de destaque na corrida pelo Palácio do Buriti. Com 49,93% dos votos válidos, Celina ficou muito perto de garantir a reeleição já neste domingo (4) e chega ao segundo turno com uma vantagem expressiva sobre Leandro Grass (PT).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Celina recebeu 824.910 votos, enquanto Grass conquistou 569.582 votos, ou 34,48% dos válidos. A diferença entre os dois foi de 255.328 votos, equivalente a 15,45 pontos percentuais.

Com 99,93% das urnas totalizadas até as 20h12, Celina ficou a apenas 0,07 ponto percentual da maioria absoluta necessária para encerrar a eleição no primeiro turno.

O resultado coloca a atual governadora em posição favorável para a votação decisiva de 25 de outubro, embora a reeleição dependa da escolha dos eleitores no segundo turno.

Celina fica a poucos votos de vitória no primeiro turno

O desempenho de Celina chama atenção pela proximidade dos 50% dos votos válidos. A candidata do PP concentrou praticamente metade dos votos válidos do Distrito Federal, mesmo diante de uma disputa com cinco candidaturas.

A votação também abriu uma distância significativa em relação ao segundo colocado. Celina terminou o primeiro turno mais de 15 pontos percentuais à frente de Leandro Grass.

O resultado transforma a governadora na candidata a ser batida na etapa final da eleição. Para confirmar a reeleição, porém, sua campanha terá agora o desafio de preservar a base conquistada e buscar parte dos eleitores que optaram pelas candidaturas eliminadas.

Segundo turno abre disputa pelos votos de outros candidatos

A terceira colocação ficou com Paula Belmonte (PSDB), que recebeu 8,52% dos votos válidos. Kiko Caputo (Novo) alcançou 4,36%, enquanto Cappelli (PSB) obteve 2,23%.

Somados, os três candidatos concentraram pouco mais de 15% dos votos válidos. Esse eleitorado passa a ocupar posição estratégica na disputa entre Celina e Grass.

A eventual declaração de apoio dessas lideranças também poderá influenciar a configuração política das próximas semanas.

Governadora entra na reta final em vantagem

O resultado das urnas dá a Celina um ponto de partida confortável para o segundo turno. Além de liderar a eleição, ela precisa acrescentar relativamente poucos votos à votação obtida no domingo para ultrapassar a maioria dos votos válidos — embora a composição do eleitorado e o comparecimento possam mudar entre os turnos.

Já Leandro Grass terá de ampliar significativamente sua votação para reverter a diferença registrada no primeiro turno.

A partir desta segunda-feira (5), as duas campanhas entram em uma nova etapa, marcada pela busca de apoios, intensificação das agendas de rua e confronto direto entre os projetos apresentados para o Distrito Federal.

Reeleição será decidida em 25 de outubro

Apesar da ampla vantagem de Celina, a reeleição ainda não está definida. Pelas regras eleitorais, nenhum candidato pode ser declarado vencedor sem obter mais da metade dos votos válidos.

Como Celina chegou a 49,93%, os eleitores do Distrito Federal retornarão às urnas em 25 de outubro.

O primeiro turno, entretanto, deixa uma fotografia clara da largada para essa nova disputa: Celina Leão entra no segundo turno na liderança, a uma pequena distância percentual da maioria e com mais de 255 mil votos de vantagem sobre o adversário.

Read Previous

Daniel Vilela é reeleito governador de Goiás no 1º turno com 58,82%

Read Next

Flávio Bolsonaro e Lula vão ao segundo turno da eleição presidencial de 2026

Follow On Instagram