• 10/01/2026

Campanha alerta para cuidados na hora de contratar transporte escolar no DF

As escolas estão em férias, mas o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já se prepara para que a volta às aulas ocorra com mais segurança viária. E, pensando naqueles estudantes que vão à escola em transporte escolar, foi lançada uma campanha de orientação sobre os cuidados que os pais e responsáveis devem ter na contratação desse serviço.

guia Volta às Aulas: Como Escolher um Transporte Escolar Seguro integra uma campanha desencadeada pela Diretoria de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Dicrep) para alertar pais e escolas da importância de que o transporte escolar contratado esteja regularizado junto ao Detran. Ele está sendo divulgado em todos os canais oficiais da autarquia e traz as principais informações sobre o que verificar antes de contratar o serviço de transporte escolar.

“Sabemos que o objetivo dos pais é que o ir e vir de seus filhos aconteça da forma mais segura possível e, por isso, todo cuidado é pouco e deve começar desde a contratação do serviço de transporte escolar. Nunca é demais lembrar que o transporte informal traz riscos consideráveis aos alunos, já que nem o veículo nem o condutor passaram por avaliação do órgão de trânsito. Portanto, nunca contrate transporte escolar informal. Seu filho merece chegar bem à escola e voltar para casa com segurança”, ressalta a diretora de Credenciamento de Entidades e Profissionais, Ticiana Sanford.

Para receber a Autorização de Tráfego do Detran-DF, o veículo passa por vistorias semestrais onde são verificados os equipamentos de segurança obrigatórios e as condições gerais do veículo. Já o condutor é avaliado em relação a sua qualificação profissional, sendo feita a verificação do histórico de multas cometidas e antecedentes criminais, a cada 12 meses, para a emissão do Registro de Condutor.

Para denunciar irregularidades, o cidadão dispõe do telefone 162, o Participa DF ou ainda fazer a denúncia presencialmente no Detran da 913 Sul ​​​​| Foto: Divulgação/Detran-DF

No folder elaborado pela Dicrep, há o passo a passo para consultar se o veículo e o condutor estão credenciados junto ao órgão de trânsito (atualmente há 1.267 autorizatários no DF), uma série de dicas práticas e a lista de requisitos que o veículo deve ter para realizar o transporte com segurança – cinto de segurança para todos os passageiros, tacógrafo funcionando corretamente e a necessidade da presença de um acompanhante (rodomoça) se a capacidade de passageiros for superior a 20 e (ou) se houver crianças menores de 5 anos, por exemplo.

“O Detran realiza a fiscalização de transporte escolar periodicamente, mas é fundamental a parceria dos pais e das escolas denunciando os casos de irregularidades observados. Vamos todos nos unir por um transporte escolar mais seguro para nossos filhos”, enfatiza Ticiana Sanford.

Para denunciar irregularidades, o cidadão dispõe do telefone 162, o Participa DF ou ainda fazer a denúncia presencialmente no Detran da 913 Sul.

A regularização do transporte escolar pode ser consultada no endereço https://portal.detran.df.gov.br, clicando em Consultar Credenciadas – Transporte Escolar e digitando a placa do veículo ou o número de autorização STCE. Se o transportador estiver regularizado, as informações completas aparecerão na tela.

(Agência Brasília)

Read Previous

Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer

Read Next

TCU suspende inspeção no Banco Central por liquidação do Master

Follow On Instagram