O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, divulgou nota pública, nesta terça (18), defendendo a transparência das investigações e explicando as medidas adotadas pelo banco ao detectar divergências em operações de aquisição de carteiras.
De acordo com o posicionamento, Costa afirma que toda investigação conduzida por autoridades competentes é “legítima, necessária e positiva” para fortalecer as instituições e garantir transparência no sistema financeiro.
O ex-presidente do BRB destaca que aquisições de carteiras são práticas tradicionais do mercado financeiro. Ele explica que, no caso específico do Banco Master, o BRB identificou divergências documentais em parte das operações no primeiro quadrimestre, comunicou o fato ao Banco Central e realizou a substituição da maioria dessas carteiras.
Ainda segundo Costa, após a identificação dos problemas, o banco adotou uma série de ações, incluindo revisão de documentação, reforço de controles internos e ajustes de processos, medidas implementadas para mitigar riscos e proteger a instituição.
Paulo Henrique Costa encerra reiterando seu compromisso de cooperar integralmente com as autoridades, fornecendo todas as informações necessárias e defendendo a transparência e a legalidade em suas ações. Ele afirma confiar que a apuração esclarecerá todos os fatos.
Veja abaixo a nota divulgada por Paulo Henrique Costa:
NOTA DE POSICIONAMENTO
Diante dos acontecimentos desta terça-feira (18), que envolvem operações da Polícia Federal, venho a público manifestar que:
•Toda investigação conduzida pelas autoridades competentes é legítima, necessária e positiva para o fortalecimento das instituições e para assegurar a transparência no sistema financeiro. É fundamental atuar com transparência e dentro da mais estrita legalidade em todas as esferas da administração pública.
•Aquisições de carteiras são operações tradicionais do mercado financeiro. No caso do Banco Master, o BRB identificou, no primeiro quadrimestre, divergências documentais em parte das operações, comunicou o fato ao Banco Central do Brasil e promoveu, em sua grande maioria, a substituição dessas carteiras.
•Após a identificação dessas questões, a atuação do BRB consistiu na com revisão da documentação, reforço de controles e ajustes de processos, medidas adotadas para mitigar riscos e preservar a instituição.
Reitero meu compromisso de cooperar integralmente com as autoridades e de disponibilizar todas as informações necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. Zelo pela transparência e pela legalidade em todas as minhas ações e confio que a apuração trará os devidos esclarecimentos.
Atenciosamente,


