• 19/04/2025

Pesquisa de expectativa indica aumento de até 12,5% nas vendas durante a Páscoa

Pesquisa de expectativas de vendas durante a Páscoa, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, aponta um cenário positivo no comércio do Distrito Federal. Entre os lojistas entrevistados, 61,9% preveem um desempenho superior ao de 2024, demonstrando um otimismo maior em comparação ao ano anterior. A projeção média de crescimento para este ano é de 12,5%.

Entre os consumidores, a intenção de compra permanece aquecida. A maioria (72,2%) planeja adquirir produtos e demonstra maior disposição para gastar na data, refletida no aumento expressivo do ticket médio, que subiu de R$ 158,16 para R$ 233,98 em 2025.

“O otimismo pode estar ligado cenário econômico do DF, que se mostra mais favorável, com maior nível de emprego e renda que no ano passado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Leia também   Regra que proíbe demissão de não vacinado é inconstitucional

Os ovos de chocolate seguem como os produtos mais procurados, sendo a escolha de 46,7% dos clientes. Em seguida, aparecem chocolates e trufas (31,7%) e bolos e doces (7,7%). Outros itens, como brinquedos e cestas de café da manhã, também figuram entre as opções de compra.

O cartão de crédito é a principal forma de pagamento entre os clientes (44,6%), seguido pelo pix ou transferências bancárias (28,4%) e débito (16%). O dinheiro foi o método menos escolhido, representando 11,1% das preferências. Já os lojistas esperam que 84,6% das compras sejam parceladas no crédito, enquanto 7,7% devem ser feitas no débito e outros 7,7% em dinheiro ou pix.

A maioria das compras deve ocorrer em lojas de rua (35,8%), em supermercados (27,7%) ou lojas de shopping (19,8%). As compras online são indicadas como alternativa para 6,8% dos consumidores.

Leia também   Ação social com participação do Senac reúne 8 mil pessoas em dois dias no Gama

Em relação ao horário de compra, 48,6% dos entrevistados pretendem ir às lojas no período da tarde, 29,4% à noite e 22% pela manhã. O sábado continua sendo o dia mais escolhido para as compras (37,3%), seguido pela sexta (18,7%) e pelo domingo (15,4%).

Estratégias de vendas

Para impulsionar as vendas, 68% dos lojistas planejam adotar estratégias comerciais, sendo as promoções a principal aposta (26,4%), seguidas pelas propagandas físicas ou em rede sociais (20,2%), pela diversidade de produtos (17,5%) e pela oferta de kits (11%).

A expectativa é de aumento nos preços em 2025, segundo 72,7% dos empresários entrevistados. Os principais fatores apontados para essa alta são o repasse de custos dos fornecedores (73,8%). Outros 24,7% dos lojistas afirmam que manterão os preços, enquanto apenas 2,6% indicam redução.

Leia também   Vacinas: STF cobra explicação sobre exigência de prescrição médica

Para se preparar para a data, 47,4% dos empresários reforçaram seus produtos de Páscoa, 45,9% mantiveram a mesma quantidade e 6,7% reduziram seus estoques.

Metodologia

Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 5 a 26 de março de 2025. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 650 respondentes.

Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, compreendendo uma amostra de 210 empresas dos segmentos relacionados à data comemorativa, concentrados em várias regiões do DF.

Read Previous

Governo prepara medida para oferecer crédito barato ao trabalhador

Read Next

Vitrine Feira Autoral retorna ao Venâncio Shopping com coloridos guarda-sóis

error: Content is protected !!