• 23/02/2025

C-MOVE Brasília 2025: Evento marca o avanço da mobilidade sustentável na capital

Com sua popularidade em ascensão e alinhado aos desejos da população, o governador Ibaneis Rocha (MDB) passará o governo para sua sucessora, Celina Leão, em 2026, pronto para efetuar a transição dos combustíveis fósseis para a eletromobilidade urbana em Brasília.

Um marco significativo nessa jornada são os fóruns de debate, como o C-Move Brasília 2025, que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, sendo um dos maiores eventos sobre planejamento urbano e transporte do Brasil.

O encontro contará com a presença confirmada de Celina Leão, do Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, além de empresários e executivos dos setores de transporte, logística, infraestrutura e automotivo.

Leia também   DF confirma um caso de raiva humana

Celina Leão ressalta que a capital federal tem avançado de forma significativa na mobilidade sustentável, se tornando um exemplo para outras capitais do país.

Nos últimos anos, mais de 22 mil veículos elétricos foram registrados na região, resultado direto das políticas de incentivo implementadas pelo governador Ibaneis Rocha e da crescente conscientização da população.

Para facilitar essa transição, a infraestrutura de recarga foi expandida, contando atualmente com mais de 130 pontos de recarga estrategicamente localizados em diversos pontos da cidade, como o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília.

A mudança para a mobilidade elétrica requer colaboração entre os setores público e privado.

De acordo com Celina, o GDF tem trabalhado para fortalecer essas parcerias. Além disso, o governo estimula empresas privadas a investirem na instalação de novos pontos de recarga, garantindo que a infraestrutura acompanhe o crescimento da frota de veículos elétricos.

Leia também   DF bate mais um recorde ao imunizar 85,9 mil pessoas em apenas um dia

“Eventos como o C-MOVE Brasília 2025, que ocorrerá em março na capital federal, são fundamentais para consolidar essa evolução, promovendo a troca de conhecimentos e atraindo investimentos para expandir a infraestrutura e fortalecer as políticas de mobilidade sustentável”, afirmou Celina Leão.

Para incentivar a adesão à eletromobilidade, o GDF implantou a isenção do IPVA para veículos elétricos e híbridos, conforme estabelecido pela Lei nº 7.028/2021.

Essa iniciativa tem estimulado motoristas a optarem por tecnologias mais limpas. Outra medida é a substituição gradual da frota oficial do governo por veículos elétricos, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.

Leia também   Marinésio vira réu por morte de Letícia e estupro de outra mulher

O transporte público também faz parte da agenda do governo Ibaneis/Celina, com planos para aumentar a utilização de ônibus elétricos, apesar dos desafios relacionados ao alto custo e à infraestrutura de recarga.

A vice-governadora enfatiza que o Distrito Federal está atento às novas oportunidades de desenvolvimento da mobilidade elétrica, como o uso de energia solar para abastecer os pontos de recarga, a criação de faixas exclusivas para veículos sustentáveis e a modernização das frotas municipais.

“O futuro da mobilidade elétrica já começou, e queremos que Brasília se torne uma referência nesse processo”, conclui Celina Leão.

Read Previous

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 120 milhões

Read Next

Papa ainda não está fora de perigo, diz médico