• 19/04/2025

Universidades estrangeiras, onde usar a nota do Enem? Descubra!

Sonha em estudar fora do Brasil? A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a chave para realizar esse desejo. Os candidatos do Enem que desejam estudar em universidades estrangeiras devem ficar atentos para usar a nota nestas instituições.

Graças a acordos educacionais e parcerias entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e diversas universidades internacionais, estudantes brasileiros têm a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior renomadas ao redor do mundo.

Países como Portugal, Estados Unidos, Reino Unido e França, por exemplo, têm algumas regras para aceitar novos estudantes brasileiros com base na nota do Enem. Para isso, é necessário preencher alguns requisitos.

A seguir, entenda em quais universidades estrangeiras é possível usar a nota do Enem, e saiba o que é necessário para entrar em cada uma.

Leia também   'Enem dos concursos': governo divulga novo cronograma do CNPU; veja datas

Onde usar a nota do Enem para estudar fora do País?

Portugal tem 35 universidades que aceitam a nota do Enem, graças a uma parceria com o Inep. Para ver todas as universidades, clique aqui. Vale lembrar que os custos dos estudos nas universidades portugueses fica por conta do estudante, incluindo a mensalidade, em alguns casos.

No Canadá, a Universidade de Toronto aceita a nota do Enem, mas faz exigências quanto ao conhecimento da língua inglesa para aqueles que desejam ingressar.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, além de comprovar o inglês com certificado, o estudante precisa enviar um histórico e fazer mais etapas do processo seletivo – a nota do Enem é apenas uma parte do processo. Entre as universidades que aceitam o Enem estão a Universidade de Nova York, Drexel University, Northeastern University e Temple University.

Leia também   Senac lança programa exclusivo para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho com garantia de contratação imediata

Reino Unido

No Reino Unido, há diversas universidades que aceitam a nota do Enem como parte do processo seletivo. Entre elas estão, na Inglaterra, a Universidade de Kingston, Birkbeck – University of London, Loughborough University, Nottingham Trent University e a Universidade de Bristol. Na Escócia, a Universidade de Glasgow também aceita a nota do Enem.

Irlanda

Já na Irlanda, os estudantes podem escolher entre a University College Dublin, University College Cork e National College of Ireland.

França

A França oferece como opções para usar a nota do Enem o Institut National des Sciences Appliquées Lyon e a École Normale Supérieure. Também há requisitos específicos quanto à língua e nota do Enem para tentar uma vaga nestas instituições.

Leia também   Senac-DF divulga resultados do Programa Técnico no Ensino Médio e libera calendário de cadastro reserva

O que é preciso para estudar fora do País com a nota do Enem?

Estudar em uma universidade internacional exige planejamento e atenção aos requisitos específicos de cada instituição.

  • Verifique os requisitos da universidade: Cada instituição tem critérios próprios, incluindo pontuações mínimas no Enem e documentos adicionais, como histórico escolar e cartas de recomendação.
  • Prova de proficiência no idioma: Para países de língua inglesa, exames como TOEFL ou IELTS são geralmente obrigatórios. Em países de língua francesa, o DELF ou DALF pode ser solicitado.
  • Envie sua candidatura: O processo de inscrição varia entre as universidades. Fique atento aos prazos e envie toda a documentação exigida.
  • Organize a documentação para o visto: Após ser aprovado, inicie o processo de solicitação do visto de estudante no consulado do país escolhido.

(Portal Terra)

Read Previous

Café-escola Senac Casa de Chá lança cardápio com almoço e novo espaço na área externa

Read Next

Indonésia planeja idade mínima para uso de mídia social

error: Content is protected !!