• 25/11/2024

Lula diz pouco se importar se direita ou esquerda ganham ou perdem com ataque a Trump

O presidente Lula (PT) disse nesta segunda-feira (15) que o ataque a tiros contra o candidato a presidente dos Estados Unidos Donald Trump “empobrece a democracia” e “não importa” se a direita sai ou não ganhando do episódio.

“Ao invés de a gente ficar analisado se alguém ganha ou perde com isso, o que temos que ter certeza é que a democracia perde”, afirmou.

A declaração foi dada pouco antes de almoço no Palácio do Itamaraty com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

O petista disse que não é possível ter dúvidas para “condenar qualquer manifestação antidemocrática que aconteça em qualquer lugar do mundo, seja pela direita, seja pela esquerda”. “Ninguém tem o direito de atirar numa pessoa porque não concorda com ele politicamente”, disse.

Segundo o presidente, esse tipo de acontecimento faz “ir pelo ralo” os valores “do diálogo, de sentar em uma mesa de forma diplomática e buscar soluções para os problemas”.

Leia também   Pandemia obriga Planalto a realizar cerimônia enxuta de 7 de Setembro

Trump, 78, foi ferido após tiros serem disparados contra ele durante um comício em Butler, no estado da Pensilvânia. Ele foi atingido por uma bala que perfurou a parte superior da sua orelha direita.

Os investigadores também informaram que não há qualquer indicativo de que o agressor em questão, Thomas Matthew Crooks, 20, tenha distúrbios mentais, e confirmaram que ele usou um fuzil AR-15 semiautomático comprado legalmente no atentado.

Leia também   Pesquisa revela que Leandro Grass é o deputado pior avaliado entre os distritais

Um participante do comício foi morto e outros dois estão feridos em estado grave, segundo o Serviço Secreto dos EUA. O atirador suspeito foi morto pelo órgão.

Aliados do presidente Lula (PT) temem que o atentado reforce o discurso de que há perseguição contra a direita no mundo e fortaleça o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atacado com uma facada na campanha presidencial de 2018.

Governistas também avaliam que o caso tende a aumentar a pressão contra o democrata Joe Biden e aproximar o candidato republicano da vitória nas eleições dos Estados Unidos.

Leia também   GESTÃO TRANSPARENTE | Após auditoria, Delmasso divulga balanço do CLDF Saúde (ex-Fascal) que tem superávit de R$ 3,1 mi

(Folha de São Paulo)

Read Previous

Neurologista explica o uso do canabidiol no tratamento do autismo

Read Next

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 25 para abrir conta no BRB