• 13/05/2024

Plataformas HBO Max e Discovery+ se tornarão uma só no final de fevereiro

Quatro anos atrás, o mercado de streaming estava em euforia. Novas plataformas surgiam quase todo mês. Respaldados por conglomerados gigantes de mídia e da tecnologia, serviços como Apple TV+, Disney+, HBO Max, Discovery+ e Star+ oferecem acesso a produções originais e catálogos imensos, por preços razoáveis.

Veja também

Justiça TSE recebe até amanhã sugestões sobre regras para eleições municipais

Hoje a situação é diferente. Esses “players” poderosos descobriram que simplesmente não há espaço para todos –ou melhor, o consumidor não tem dinheiro para assinar tantas plataformas ao mesmo tempo.

Começou então um processo de “limpeza”. A Lionsgate+, ligada à produtora americana do mesmo nome, saiu do mercado brasileiro. Seus programas migrarão para a plataforma MGM, que pertence à Amazon. No final do ano passado, foi anunciado que o Disney+ absorveria o Star+, que traz conteúdo para adultos, ainda no primeiro semestre de 2024.

Leia também   Rose Miriam volta às redes sociais com foto ao lado de Gugu Liberato

Outra fusão mais que esperada é a da HBO Max com o Discovery+. Nos EUA, ela aconteceu em meados do ano passado. No Brasil, a data está marcada para 27 de fevereiro. As duas plataformas se tornarão apenas uma, sob o nome de Max.

Conversei com dois executivos da Warner Bros. Discovery sobre esta nova etapa: J. B. Perrette, CEO e presidente global de Streaming e Games, e Casey Bloys, CEO de conteúdo da HBO e do Max. Os dois admitiram que a fusão das duas plataformas do grupo se deve mesmo à nova realidade do mercado.

“Estamos animados, porque a América Latina é a primeira região fora dos EUA a receber o Max”, disse Perrette. “É um dos maiores e mais completos mercados do mundo. O Brasil ocupa uma posição especial, porque é o único país latino-americano onde existe o Discovery+. Agora o serviço será descontinuado, e todo seu catálogo estará disponível no Max.”

Leia também   Cancelamento e rede de apoio dividem carreira de Karol Conká após eliminação do BBB

Perrette também garante que o Max investiu muito tempo e dinheiro no aperfeiçoamento tecnológico da plataforma. De fato, a HBO Max ainda deixa a desejar nesse quesito. É comum que um programa seja interrompido de repente, e que, para continuar assistindo, o espectador tenha que sair da plataforma e entrar de novo. E nem sempre dá certo…

O executivo também conta que todos os atuais assinantes do Discovery+ e do HBO Max serão transferidos automaticamente para a nova plataforma, ou terão que passar por um processo de apenas dois cliques para ter acesso ao Max.

Mas porque o nome do novo serviço não inclui HBO, uma marca que desfruta de imenso prestígio e virou sinônimo de programação de qualidade? “HBO será uma das muitas abas disponíveis no Max”, afirmou Bloys. “Lá, o consumidor encontrará toda a programação original da HBO, como séries e filmes originais. Mas os filmes da Warner e da Sony estarão em outra aba, assim como reality shows, esportes, programação infantil e todo o conteúdo do Discovery.”

Leia também   Réveillon em Brasília: confira as principais festas de ano-novo

A chegada do Max ao Brasil não afeta em nada os canais lineares do grupo. Apesar do número de assinantes da TV paga vir caindo ano a ano, HBO, HBO2, Discovery, Discovery Kids e outros continuarão disponíveis.

Com essa nova estratégia, o Max pretende se tornar, a médio prazo, a segunda maior plataforma do país, posição que já ocupa nos Estados Unidos. É uma meta ambiciosa, que depende inclusive do desempenho da economia brasileira. Vamos prestar atenção. O mercado de streaming está passando por uma transformação profunda, e ainda é cedo para arriscar qualquer previsão.

(Folha de São Paulo)

Read Previous

Inscrições para o Sisu terminam amanhã

Read Next

Já indicou seus créditos do Nota Legal? Prazo termina em uma semana