No início dos anos 2010, não havia amante das maquiagens que não tivesse um corretivo colorido! Agora, após alguns anos, nada mais justo do que esse produto ganhar o seu momento #tbt e voltar a ser uma tendência.
Os pigmentos coloridos são ideais para quando é necessário camuflar manchas na pele. Cada tom de corretivo vai funcionar para um tipo de mancha, sempre seguindo a regra de que cores complementares (ou seja, opostas em posição) no círculo cromático se neutralizam.
Quem trabalha com técnicas da maquiagem usa muito, portanto, costuma já saber de cabeça várias combinações neutralizadoras. Para a maioria das pessoas, por outro lado, pode ser difícil e demorado decorar quais tipos de manchas cada cor ajuda a esconder.
Pensando nisso, Natasha Lima, que é maquiadora da Melu, explica a função dos principais corretivos coloridos, para você sempre saber quando escolher cada um:
Corretivo lilás – Manchas amareladas/amarronzadas
O pigmento lilás suaviza manchas amareladas e amarronzadas. Vale para o melasma, manchas do sol e sardas, entre outras.
Corretivo amarelo – Manchas arroxeadas
Se o lilás neutraliza o amarelo, o contrário também é verdade. O corretivo amarelo atua na neutralização de pontos arroxeados, como olheiras, hematomas e até mesmo veias mais marcadas. É especialmente útil para pessoas de pele muito clara, pois os pontos roxos são mais evidentes.
Corretivo laranja – Manchas azuladas
Indicado para peles de tons médios e escuros, o corretivo laranja, como cor complementar do azul no círculo cromático, pode ser a solução para olheiras azuladas. Ele também ajuda a igualar a cor da pele quando aplicado sobre manchas de fundo frio e acinzentado.
Caso você não possua o produto dessa cor, é fácil substituí-lo por batons ou outras maquiagens cremosas avermelhadas ou alaranjadas.
Corretivo salmão – Manchas azuladas/amarronzadas
Por ser parecido com o laranja, o salmão é útil para as manchas azuladas. Todavia, ele conta com o plus de também funcionar na neutralização de manchas marrons. Ajuda a esconder tanto olheiras quanto o melasma.
Dicas para um bom resultado
Para que a pele fique da forma que você deseja após passar o corretivo colorido, alguns passos são bem importantes. Hidratar a pele antes é um deles, já que evita o efeito craquelado.
Sobre como espalhar o produto na área desejada, isso pode ser feito com os dedos, um pincel ou uma esponja de make. É preciso saber que, caso o escolhido seja o pincel, ele deve ter cerdas fofinhas.
Por fim, não se esqueça de aplicar base e pó contacto na pele no final. O resultado fica bem mais natural desse jeito.
(Alto Astral)