Ocorrência às 8h31 na rede de distribuição de energia deixou sem eletricidade estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Operador Nacional do Sistema diz que fornecimento já está sendo restabelecido.Moradores de 19 estados e do Distrito Federal enfrentaram na manhã desta terça-feira (15/08) falta de luz, que afetou o transporte público, o trânsito e o funcionamento de órgãos públicos em diversas cidades.
Veja também
STF começa a julgar nesta segunda 70 denúncias sobre atos golpistas
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência às 8h31 afetou a interligação Norte/Sudeste e derrubou o fornecimento de eletricidade em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
O órgão disse que as causas do incidente ainda estão sendo investigadas, e que a recomposição do fornecimento já havia sido iniciado.
Em nota, o ONS afirmou que a ocorrência interrompeu 16 mil MW de carga, e que as 9h16 6 mil MW já haviam sido recompostos.
Foram afetados os seguintes estados, segundo o portal G1: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o apagão havia sido de “grande porte”, e que o Ministério de Minas e Energia criaria um grupo de trabalho para apurar as causas.
(Deutsche Welle)