A rede social da Meta deixou de ser apenas uma plataforma para publicar fotos e vídeos e compartilhar com os amigos. Hoje, é possível ganhar dinheiro com posts patrocinados, marketing de afiliação e venda de produtos e serviços.
Veja também
WhatsApp já permite editar legendas de fotos e outros arquivos no iOS
Com estratégia e dedicação, é possível construir uma base de seguidores e explorar as possibilidades da chamada economia dos criadores — o que inclui os negócios de influenciadores digitais.
5 dicas para ganhar dinheiro no Instagram
Para conseguir bons rendimentos em suas ações na rede social, é importante ter uma boa quantidade de seguidores engajados. Quanto mais usuários você conseguir alcançar, mais altos serão os valores a receber.
Você pode construir uma audiência em torno do seu nome ou marca com uma stratégia de publicações atraentes com legendas e hashtags relevantes, além delocalizar, seguir e interagir com usuários que fazem parte do seu público-alvo.
A partir de 5 mil seguidores, você já pode investir seu tempo na construção de conteúdos e começar a ganhar dinheiro no Instagram.
1. Posts patrocinados
Influenciadores digitais publicam posts patrocinados para divulgar um produto, marca ou serviço aos seus seguidores — e podem ganhar muito bem por isso.
De maneira simplificada, um post patrocinado é um conteúdo criado por um influenciador— que pode ser no feed, reels ou stories — que inclui menção, hashtag ou link de uma marca para promovê-la. Esses conteúdos são geralmente sinalizados com um rótulo de “Parceria paga”.
O próprio Instagram oferece ferramentas para encontrar marcas e promover conteúdos pelo aplicativo. Para isso, você precisa ativar e acessar o painel profissional de sua conta e habilitar a publicação de “Conteúdo de marca”.
Para publicar um post patrocinado no Instagram, você deve marcar o parceiro e solicitar a aprovação:
1° Edite o vídeo ou a foto para a publicação;
2° Antes de compartilhar, acesse “Adicionar rótulo de parceria paga”;
3° Busque pelo nome do parceiro e clique em “Adicionar”;
4° Solicite a aprovação para adicionar o parceiro de marca;
5° Publique seu vídeo ou foto no Instagram.
O nome da marca só será exibida na sua publicação após a aprovação do parceiro. Enquanto isso, o conteúdo apresenta apenas o rótulo de parceira paga.
Para entrar em contato com marcas e oferecer seu trabalho como criador de conteúdo, você pode utilizar serviços externos que conectam marcas e influenciadores, como a iFluenz e a BrandLovrs.
Já para ver os valores cobrados por outros influenciadores, consulte os preços e compare a quantidade de seguidores em plataformas como Shoutcart e 99influence.
2. Marketing de afiliados
Outra forma de ganhar dinheiro no Instagram é divulgar produtos afiliados. Nessa prática, seu trabalho é promover produtos de outras empresas e receber comissões sobre as vendas geradas através dos seus links.
Diversas marcas e empresas possuem seus próprios programas de afiliados para impulsionar a venda de produtos. Ao escolher um produto para promover, você compartilha um link parametrizado que indica quando a venda foi realizada pela sua divulgação.
No entanto, é importante promover produtos que sejam adequados ao seu nicho e que possam chamar a atenção do seu público. Caso contrário, a divulgação de produtos afiliados em excesso e sem direcionamento pode custar a sua credibilidade na rede.
Entre os programas de afiliados estão:
Associados Amazon;
Parceiro Magalu;
Hotmart;
Shopee;
Ebay;
Eduzz;
Monetizze;
Share A Sale;
Thirsty Affiliates;
Rakuten Advertising;
Leadpages;
AvantLink;
Clickbank;
Sovrn;
CJ;
PeerFly;
Semrush;
Ninjaoutreach;
HubSpot;
Printful;
Shopify.
3. Assinaturas do Instagram
Influenciadores com uma base sólida de seguidores podem oferecer o serviço de Assinaturas do Instagram para construir uma renda recorrente.
No plano de assinatura, criadores podem cobrar de seus fãs pelo acesso a materiais exclusivos e a possibilidade de estabelecer um vínculo mais próximo. Os assinantes são sinalizados com selos na cor roxa, o que permite a rápida identificação em lives e comentários pelos criadores.
Para criar um plano de assinatura no Instagram, é preciso acessar o painel profissional da sua conta:
- Acesse Perfil > Painel profissional > Suas ferramentas > Assinaturas > Começar;
- Configure uma conta para receber os valores de assinaturas;
- Defina o preço da assinatura mensal da sua conta;
- Notifique seus seguidores do plano de assinatura*;
- Após a confirmação de pagamento, os assinantes já poderão acessar os conteúdos exclusivos.
*A notificação dos seguidores acontece dentro de três dias após a configuração do plano de assinatura.
Os criadores de conteúdo podem gerenciar os planos e remover assinantes ativos dentro de Painel profissional > Assinaturas.
4. Selos em transmissões ao vivo
Criadores de conteúdo que fazem transmissões ao vivo no Instagram podem receber doações de seguidores através dos “Selos”. Nessa forma de monetização, você pode ver em tempo real quem comprou um selo como forma de apoio ao seu conteúdo.
Para ativar esse recurso, é preciso entrar em “Configurar selos” no painel profissional da sua conta no Instagram. Vale dizer que nem todos os criadores têm essa ferramenta habilitada, a depender da frequência de uso de transmissões ao vivo.
Durante uma live, é importante que você avise seus seguidores quando os selos estão disponíveis para compra e agradeça individualmente a todo apoio que receber.
5. Loja no Instagram
Você também pode abrir uma loja no Instagram para vender produtos e mercadorias. Com essa modalidade é possível marcar produtos em vídeos do Reels, transmissões ao vivo e publicações no Stories.
Com uma loja no Instagram, você pode ampliar seus negócios e até construir produtos em torno da sua marca com venda de roupas, chapéus, canecas e adesivos personalizados, por exemplo.
Para abrir uma loja no Instagram, é preciso ter uma conta empresarial ou de criador de conteúdo:
- Acesse o painel profissional da sua conta;
- Na seção “Ferramentas”, entre em “Lojas”;
- Toque na opção “Começar”;
- Crie uma nova conta ou conecte com um e-mail comercial;
- Conecte um catálogo de vendas de plataformas compatíveis ou conecte o site da sua empresa;
- Adicione produtos à loja;
- Publique a loja.
(Canaltech)