• 19/04/2025

Após procedimento para eliminar dores no quadril, Lula deve despachar do Alvorada até quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai despachar do Palácio da Alvorada até quinta-feira, 27, após realizar novo procedimento para aliviar as dores no quadril. A previsão é que Lula participe, na sexta-feira, da cerimônia do Dia do Diplomata, no Palácio Itamaraty. O petista deu entrada no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, aproximadamente às 9h40 desta quarta-feira e deixou perto das 12h38.

Veja também

Governo lança o Programa de Ação na Segurança

Por nota, o Palácio do Planalto informou que Lula passou por uma “denervação percutânea no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro”. O procedimento usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente.

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília -, nesta manhã (26), para a realização de um procedimento eletivo, minimamente invasivo, de denervação percutânea, no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro, uma artroplastia de quadril, para a solução definitiva do problema. O procedimento de hoje foi realizado sem intercorrências e o presidente deve cumprir agenda no Palácio da Alvorada até esta quinta-feira (27)”, escreveu o Palácio do Planalto.

Leia também   Para combater evasão escolar, Governo de Goiás envia mensagens de incentivo por SMS a estudantes da rede estadual

No domingo, o petista realizou o mesmo procedimento. Durante a sua live semanal, na terça-feira, Lula contou que a infiltração feita há três dias deu certo e que permaneceu o resto daquele dia sem reclamações. Porém, destacou que a intervenção alivia as queixas apenas de forma temporária e que, na segunda-feira, “parece que voltou a doer um pouco mais”. O presidente disse que as dores no fêmur têm alterado seu humor, deixando-o “irritado” e “nervoso”. “Você fica uma pessoa chata e ninguém quer dar bom dia por medo de levar um esporro”, declarou.

Cirurgia em outubro

Lula afirmou que vai e operar a cabeça do fêmur em outubro. Segundo ele, o mês seria a janela de oportunidade para fazer a cirurgia e se recuperar em meio aos compromissos da Presidência da República. O petista citou como exemplo compromissos internacionais, como a reunião dos Brics, na África do Sul, e a conversa que teve com a Nasa sobre monitoramento da Amazônia. O presidente disse que confia no vice, Geraldo Alckmin, para comandar o governo durante seu provável afastamento para se recuperar da cirurgia.

Leia também   COM SUSPEITA DE COVID | Bolsonaro faz exame e cancela agenda da semana

Segundo especialistas, quando o tratamento conservador deixa de funcionar, o caminho é a cirurgia, baseada na colocação de uma prótese de quadril. No procedimento, retira-se a cartilagem e os ossos lesionados e eles são substituídos por componentes artificiais.

Qual o problema de saúde de Lula?

artrose de quadril leva a um desgaste especificamente da articulação formada pela conexão da cabeça do fêmur (osso da coxa) com o acetábulo (a parte do osso da pelve, que se liga ao fêmur).

O principal sintoma da artrose de quadril é a dor. Ela ocorre geralmente na região da virilha e na parte da frente do quadril. O desconforto costuma piorar quando a pessoa anda muito, fica sentada por tempo prolongado ou se deita sobre o lado dolorido. Além disso, as dores podem irradiar para a região da coxa, da lateral da bacia, das nádegas e até da coluna.

Leia também   Bolsonaro quer usar reserva da Petrobras para custear vale-gás

Nas fases mais avançadas da doença, pode ocorrer a redução da amplitude dos movimentos, impondo dificuldades para a execução de tarefas simples, como cruzar a perna, calçar sapatos, cortar as unhas dos pés ou entrar e sair de um carro. Em casos ainda mais graves, pode haver o encurtamento de uma das pernas.

A principal causa da artrose de quadril é o envelhecimento. O problema costuma afetar pessoas com mais de 45 anos. Outras condições podem contribuir para o surgimento do problema, como obesidade, exercícios físicos em excesso, doenças reumatológicas e acidentes. O diagnóstico é feito por meio de exames de radiografia ou ressonância magnética.

(Portal Exame)

Read Previous

Governo autoriza 230 novas vagas em concurso

Read Next

Restaurantes comunitários promovem ação para alimentação saudável

error: Content is protected !!