• 22/11/2024

Unidades de saúde promovem ações durante o Janeiro Branco

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Algumas unidades de saúde do Distrito Federal estão promovendo ações que convidam as pessoas a refletirem sobre isso.

“A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em saúde mental, pensam em doença mental. Mas a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Certas maneiras de pensar e agir levam a uma boa saúde mental e à realização pessoal, enquanto outras predispõem ao estresse ou mesmo dificuldade para manter a saúde mental equilibrada”, destaca a diretora de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Elaine Simone Bida.

Leia também   Mau hálito de máscara? 4 dicas para evitar o problema

A campanha foi criada no Brasil em janeiro de 2014, com o intuito de valorizar o bem-estar psíquico e incentivar a adoção de uma postura mais positiva em relação à vida. O tema deste ano é “Precisamos falar sobre saúde mental”. A iniciativa visa discutir o tema em todos os aspectos da vida nesse período do ano que inspira novos planos e realizações.

Durante todo ano são realizadas ações que visam orientar sobre os cuidados com a saúde mental. Essas orientações são ofertadas de maneira regular nas unidades de saúde em cada cidade do Distrito Federal.

Leia também   “Vocalizem a necessidade de as pessoas tomarem a segunda dose”, pede Caiado durante Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus em Goiás

“Estamos sempre preocupados em prestar uma assistência em saúde mental durante o ano todo. O apoio é ofertado nos vários níveis de atendimento, seja na atenção primária, nas unidades básicas de saúde; na atenção secundária, como os centros de atenção psicossociais (Caps); nos ambulatórios e, ainda, no atendimento emergencial nos hospitais ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, pontua Elaine Bida.

Atividades

Em sintonia com a Campanha Janeiro Branco e em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental, as Regiões de Saúde estão organizando ações para melhorar a qualidade de vida de profissionais e pacientes.

Leia também   EUA aprovam primeira vacina do mundo contra vírus que causa bronquiolite

Na Região de Saúde Sudoeste, por exemplo, os profissionais vão participar do seminário “Quem se ama, cuida da mente, cuida da vida”. A iniciativa vai acontecer no dia 28 de janeiro, às 8h, no Auditório do Hospital Regional de Taguatinga, e tem o objetivo de trazer discussões para maior satisfação profissional e pessoal.

(Agência Brasília)

Read Previous

Preso homem suspeito de matar companheira com 32 facadas no DF

Read Next

Mulher mantida refém por tatuador estava em choque, diz delegado