Esta quinta-feira (13) é o último dia de inscrições abertas para o 2º Ciclo de 2023 do QualificaDF, programa de capacitação profissional oferecido gratuitamente pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Os candidatos devem fazer o registro no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) (SEDET | Login), quando escolherão o curso e a unidade que pretendem estudar.
Veja também
Prazo para utilização do Cartão Material Escolar termina no dia 31
Ao todo, são 8.050 vagas em capacitações que abrangem diferentes áreas, entre elas, vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde. Destas, 250 são para cursos acessíveis com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira dos Sinais). As capacitações ocorrerão nas unidades do programa localizadas na Asa Sul, Guará, Paranoá, Planaltina e Taguatinga, com previsão de início em 31 de julho (segunda-feira).
“Neste ano, teremos 24 mil vagas para o QualificaDF divididas em três ciclos. Os cursos visam a qualificação para as 50 profissões que mais contratam no Distrito Federal”, revela o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
Com duração de 240 horas, a formação ocorre em um dos três turnos: matutino (8h às 12h30), vespertino (14h às 18h30) e noturno (19h às 22h30). Os participantes do programa têm direito a um kit educando com caderno, apostila, caneta, borracha, lápis e pasta, além de dois uniformes, auxílio transporte (por meio de emissão de cartão vale-transporte), lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e certificado autenticado.
Podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular a partir de 16 anos, que comprovem residência no Distrito Federal e a escolaridade mínima exigida para cada curso. Caso seja do interesse do candidato, este poderá optar por até duas qualificações.
O resultado das inscrições e convocação dos candidatos para início das atividades será divulgado a partir de sexta-feira (14). A confirmação de matrícula deverá ser feita entre 17 e 21 de julho. Mais informações no edital.