Sem blockbusters nas locadoras on-line, os destaques digitais são títulos inéditos das plataformas por assinatura, incluindo um novo thriller de ação da Netflix, em que Jennifer Lopez encarna Schwarzenegger e Stallone, e uma aventura juvenil da Disney+ ao estilo de Spielberg nos anos 1980. Sem serem extraordinários, ambos cumprem a função de passatempos exclusivos do streaming. Confira abaixo 10 lançamentos da semana que podem render sessões de cinema em casa.
| ‘A MÃE’ | NETFLIX
O thriller de ação traz Jennifer Lopez (‘Golpistas’) como uma matadora profissional que precisa sair do seu esconderijo para proteger a filha de assassinos. Dirigido por Niki Caro (‘Mulan’), o longa ainda conta com Gael García Bernal (‘Mozart in the Jungle’), Joseph Fiennes (‘O Conto da Aia’), Lucy Paez (‘O Exorcismo de Carmen Farías’), Omari Hardwick (‘Power’) e Paul Raci (‘O Som do Silêncio’).
| ‘A CRATERA’ | DISNEY+
A nova sci-fi infantil da Disney conta a história de um garoto que foi criado numa base lunar e que, motivado por um antigo desejo de seu pai, decide sair e explorar outros pedaços da Lua com seus amigos. Inspirado por aventuras do cinema dos anos 1980, o primeiro filme dirigido por Kyle Patrick Alvarez (das séries ’13 Reasons Why’ e ‘Homecoming’) transforma a jornada dos adolescentes pela superfície inóspita do satélite natural da Terra numa história sobre crescimento e amadurecimento.
O elenco destaca Isaiah Russell-Bailey (‘A Casa da Raven’), Mckenna Grace (‘Ghostbusters: Mais Além’), Brady Noon (‘Virando o Jogo dos Campeões’) e Billy Barratt (‘Invasão’).
| ‘O PIOR VIZINHO DO MUNDO’ | HBO MAX
O remake da premiada comédia sueca ‘Um Homem Chamado Ove’ traz Tom Hanks como um viúvo mal-humorado que não vê nenhum prazer na vida e odeia a humanidade. Além de ter perdido seu grande amor, sua infelicidade é exacerbada por estar aposentado e não ter alegria em fazer nada, a não ser criticar os vizinhos.
Quando seus pensamentos se tornam mais sombrios, sua existência sobre uma abalo com a chegada de novos vizinhos, uma família disposta a inclui-lo em suas vidas. Ignorando sua vontade de ser deixado em paz, eles começam a tirá-lo da letargia até conseguir fazê-lo rir.
Com roteiro de David Magee (‘A Escola do Bem e do Mal’) e direção de Marc Foster (‘Guerra Mundial Z’), a refilmagem também traz Mariana Treviño (‘A Casa das Flores’), Manuel Garcia-Rulfo (‘Esquadrão 6’) e Rachel Keller (‘Legião’) em seu elenco.
| ‘OS CINCO DIABOS’ | MUBI
O drama fantasioso acompanha Vicky, uma garotinha estranha e solitária, que tem um dom mágico: pode reproduzir qualquer perfume de que goste, e os guarda em frascos cuidadosamente identificados. Ela capturou o perfume de sua mãe (Adèle Exarchopoulos, de ‘Azul É a Cor Mais Quente’), por quem nutre um amor selvagem e excessivo. Mas, quando a irmã de seu pai reaparece em suas vidas após ser libertada da prisão, sua presença traz de volta o passado de uma forma violenta e mágica.
O trabalho da diretora Léa Mysius (‘Ava’) foi premiado nos festivais de Bergen (Noruega), Dublin (Irlanda) e Filadélfia (EUA), e atingiu 84% de aprovação no Rotten Tomatoes.
| ‘OS MONSTROS’ | VOD*
A adaptação da série clássica dos anos 1960 resultou num filme incomum do roqueiro Rob Zombie. Grande sucesso da época da TV em preto e branco, a atração concorria com ‘A Família Addams’ no filão da família de monstros camaradas, ao acompanhar o cotidiano de Herman, um monstro similar ao de ‘Frankenstein’, em sua vida comum de pai trabalhador, às voltas com a mulher vampira Lily, o sogro vampiro que todos chamavam de Vovô Monstro, o filho lobisomem Eddie e a sobrinha Marilyn, que envergonhava a família pela suposta feiura (na verdade, era uma loira deslumbrante).
A nova versão é estrelada por Sherri Moon Zombie (esposa do diretor) como Lily, Jeff Daniel Phillips como Herman e Daniel Roebuck como o vovô. Eles já tinham contracenado antes em ‘Os 3 Infernais’, dirigido por Zombie em 2019. Já os outros personagens foram esquecidos. Tentando recriar o humor da sitcom original, o filme se torna uma paródia da série, que dividiu opiniões. A história é, ao menos, original, contando a origem da família Monstro: como a vampira Lily, em busca de amor, encontra pela primeira vez o monstruoso Herman.
| ‘NINTENDO E EU’ | VOD*
O filme do filipino Raya Martin (‘Independência’) é inspirado no clássico americano ‘Conta Comigo’ (1989), e acompanha quadro amigos adolescentes filipinos num verão dos anos 1990, enquanto se divertem e amadurecem. Seus desafios principais são superar as pontuações de seus jogos e enfrentar os obstáculos da vida, como o primeiro amor, a pressão dos colegas e equilibrar a tradição familiar com a identidade própria. Venceu o Urso de Cristal da mostra Generation Kplus do Festival de Berlim.
| ‘LARANJAS SANGUÍNEAS’ | VOD*
A comédia de humor ácido conta histórias paralelas com personagens que dizem o indizível e se apresentam em eventos chocantes. Numa das tramas, um casal de aposentados superendividados tenta ganhar um concurso de dança para pagar as contas. Enquanto isso, seu filho sonha com ascensão social e trabalha com um assessor político corrupto, que aconselha um ministro do governo francês envolvido em fraudes fiscais e festas sexuais secretas. E ainda há uma adolescente que está começando a explorar sua sexualidade.
O filme de Jean-Christophe Meurisse (‘One of Us’) retrata esses personagens como monstros da mediocridade e examina os aspectos cínicos e niilistas da sociedade, com um elenco que inclui Alexandre Steiger (‘Irma Vep’), Christophe Paou (‘Synonymes’), Lilith Grasmug (‘Noites de Paris’), Olivier Saladin (‘Bonecas Russas’), Lorella Cravotta (‘Românticos Anônimos’), Denis Podalydès (‘O Mundo de Ontem’) e Anthony Paliotti (‘Os Confins do Mundo’).
| ‘CONTATADO’ | VOD*
O terceiro longa dirigido pela peruana Marité Ugas (‘O Garoto que Mente’) aborda o mundo das seitas exotéricas. Baldomero Cáceres (‘Inferno Selvagem’) vive um charlatão desiludido, que se vê assediado por um jovem seguidor que ainda acredita em seus ensinamentos e o encoraja a voltar a pregar como “Contatado”. Mas enquanto ele reflete sobre sua identidade, estranhos acontecimentos se manifestam, realizando previsões do velho profeta e a ambição desmedida de seu fiel seguidor, num local fascinado por discos voadores, contatos imediatos e espiritualidade new age.
| ‘SOMBRAS DE UM CRIME’ | VOD*
O pastiche de film noir de Neil Jordan (‘Ondine’) acompanha um dos detetives mais famosos do gênero, Philip Marlowe, criação do escritor Raymond Chandler imortalizada nas telas por Humphrey Bogart e Robert Mitchum. A história inédita nos cinemas é baseada num livro autorizado de John Banville (autor de ‘Albert Nobbs’) e traz Liam Neeson (‘Busca Implacável’) no papel principal. Desta vez, Marlowe é contratado para encontrar o ex-amante da ambiciosa Clare Cavendish (Diane Kruger, de ‘Bastardos Inglórios’), herdeira da estrela de Hollywood Dorothy Quincannon (Jessica Lange, de ‘American Horror Story’).
A investigação do desaparecimento dá início a uma série de reviravoltas mortais envolvendo a elite da indústria cinematográfica no final da década de 1930. Mas o roteiro arrastado e sem tensão de William Monaghan prejudica a homenagem ao gênero clássico – e lembra como ele conseguiu piorar o cult chinês ‘Infernal Affairs’ (2002) em ‘Os Infiltrados’ (2006) e se tornar superestimado como vencedor do Oscar pelo feito.
| ‘STILL: A MICHAEL J. FOX MOVIE’ | APPLE TV+
O documentário aborda a luta do ator Michael J. Fox, que ficou mundialmente conhecido pelo filme ‘De Volta para o Futuro’ (1985), contra o mal de Parkinson. Como diz sinopse oficial, a obra explora “o que acontece quando um otimista incurável enfrenta uma doença incurável”. Equipe e produção do filme tiveram total acesso a Fox e sua família para narrar sua carreira e sua jornada pessoal vivendo com Parkinson, incluindo os anos que se seguiram ao seu diagnóstico aos 29 anos de idade.
Dirigido por Davis Guggenheim, documentarista vencedor do Oscar por ‘Uma Verdade Inconveniente’ (2006), o longa teve première no Festival de Sundance e recebeu ótimas avaliações do público e dos críticos, atingindo 98% de aprovação na média do agregador de críticas Rotten Tomatoes.