• 04/05/2024

Liberada obra do túnel rodoviário sob a Av. Central de Taguatinga

Último entrave para a execução da obra, o Tribunal de Contras do Distrito Federal (TCDF) deu sinal verde para o Governo do Distrito Federal dar sequência ao contrato firmado entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (Sinesp) e o Consórcio Novo Túnel. O grupo vencedor da licitação  será responsável pela implantação do túnel rodoviário sob a Avenida Central de Taguatinga que vai desembocar na Elmo Serejo.

A corte de contas suspendeu a execução do contrato após o consórcio perdedor recorrer da decisão do certame na justiça. Em uma das protelações envolvendo o processo da obra, em 2013, a justiça concedeu liminar favorável ao Consórcio Taguatinga, formado pela Odebrecht e Serveng-Civilsan, que argumentou que uma das participantes do consórcio vencedor — a empresa WVG Construções e Infraestrutura Ltda. –, seria subsidiária integral da Construtora Beter S/A, que havia sido declarada inidônea para licitar e contratar com a Administração Pública.

Leia também   Parceria entre GDF e iFood inaugura primeiro ponto de apoio para entregador

Na derradeira decisão do TCDF, tomada nesta quinta-feira (19/12), os conselheiros acataram a informação da Secretaria de Obras e Infraetrutura do Distrito Federal que “a composição do Consórcio Novo Túnel foi alterada, com a exclusão da empresa WVG Construções e Infraestrutura Ltda., fato que teve manifestação favorável da Procuradoria-Geral do DF – PGDF”.

Na decisão unânime, os conselheiros do TCDF entenderam que, “com essa alteração, o questionamento feito na representação inicial perdeu a razão de existir. Assim, retomou o julgamento do processo sobre a licitação e decidiu pela continuidade da execução contratual”.

Leia também   Chegou a hora de o Brasil vencer a França, diz Pia Sundhage

Para o secretário de Obras e Infraestrutura (SODF), Izídio Santos Júnior, a obra será a “solução para o trânsito naquele trecho”. Segundo ele, a empresa vencedora deverá apresentar o projeto executivo – que é o definitivo – dentro de seis meses. A partir da conclusão desta fase é que a construção do túnel será iniciada. “A previsão de conclusão é de dois anos a partir da ordem de serviço”, explica Izídio.

O centro de Taguatinga é o epicentro de engarrafamentos quilométricos que chegam a se estender por boa parte da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em dias normais. O túnel que passará por debaixo da Praça do Relógio e emergirá na Avenida Elmo Serejo terá a função de tirar boa parte dos carros que trafegam hoje no congestionado trânsito.

Leia também   Mais de 61 mil famílias recebem pagamento antecipado do DF Social

(Agência Brasília)

Read Previous

Parque da Cidade se transforma em uma autêntica vila de Natal

Read Next

6 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado