• 22/11/2024

Parlamentares não chegam a um consenso para criar Região Metropolitana do DF

A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória nº 862/2018, que cria a Região Metropolitana do DF se reuniu na terça-feira, dia 16, no Senado Federal, para votar o texto do relator, deputado José Nelto (PODE/GO), mas diante da polêmica proposta de retirar 20% do Fundo Constitucional do DF, a votação foi adiada.

A reunião contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) que defendeu a retirada da emenda do deputado goiano em relação ao fundo. José Nelto explicou os motivos para propor a alteração do texto original, mas não convenceu. Os parlamentares do DF se manifestaram contrários à mudança no Fundo Constitucional do DF.

Leia também   Suspeitos de matar padre Casemiro tinham fuga planejada

O senador Izalci Lucas (PSDB) alertou os colegas de congresso que o Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória pode ser declarado inconstitucional já que o Legislativo não tem a prerrogativa de mexer em matérias que tratam de receitas e despesas. “Nós temos que chegar a um consenso quanto a essa matéria. Temos que resolver o problema da população “Nem Nem”. O pessoal daquela região não sabe se pertence a Goiás e nem ao Distrito Federal diante do descaso com eles”, disse o parlamentar referindo-se aos moradores que habitam nas cidades goianas mais próximas ao DF.

Leia também   Criminoso se disfarçava de policial civil para assaltar no DF

Parlamentares de Goiás também defenderam seus pontos de vistas, principalmente, em relação ao fundo. Prefeitos e vereadores do  entorno também marcaram presença. Muitos deles inclusive já estavam contabilizando os recursos que cada cidade teria direito com a verba do FCDF. Só esqueceram de combinar com a bancada do DF.

A ida do governador Ibaneis ao Senado foi muito bem vista pelos integrantes da comissão. “Temos que chegar a um acordo para que a população, que é a principal interessada, seja beneficiada”, destacou Ibaneis Rocha.

Já a ausência dos governadores de Goiás e Minas Gerais, Ronaldo Caiado (DEM) e Romeu Zema (Novo), respectivamente, foi muito criticada. A bancada do DF compareceu em peso, somente o senador Reguffe (Sem Partido) não participou.

Leia também   Aberto prazo para adesão de mantenedoras ao Fies

A criação da Região Metropolitana vai permitir que o DF, Goiás e Minas Gerais, realizem ações e benfeitorias em conjunto.

(Blog Expressão Brasiliense)

Read Previous

Metrô-DF fará manutenção corretiva em trilhos de Ceilândia neste domingo

Read Next

GDF libera em menos de 24 horas via em Taguatinga após surgir buraco