Apesar de ser um problema que afeta principalmente os adolescentes, a acne também pode surgir na fase adulta. Ele consiste em um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos que pode deixar cicatrizes e manchas.
Veja também
Criar um hábito duradouro de exercícios físicos leva tempo; veja seis passos para começar já
Independente da idade do indivíduo, essa condição deve ser tratada e, para isso, é fundamental passar por uma consulta médica para que o profissional indique as melhores condutas a serem tomadas.
“A melhor forma de prevenir e tratar é fazer uma consulta com o dermatologista, que irá prescrever as medicações adequadas de acordo com o quadro e também pode ser necessário uma investigação adicional com exames de sangue e imagem, para descartar alguma alteração que possa justificar o quadro de acne, como a síndrome dos ovários policísticos”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Segundo a médica, os quatro pilares do desenvolvimento da acne são: excesso de produção de sebo, aumento da colonização por bactérias, inflamação e excesso de queratina no folículo.
“No caso da acne na idade adulta, alguns fatores podem explicar a piora como: excesso de hormônios andrógenos, alterações hormonais do ciclo menstrual, tabagismo, uso de determinadas medicações e cosméticos, estresse, fatores genéticos e alimentação”, acrescenta.
O tratamento desse problema deve ser feito de forma personalizada, levando em consideração, principalmente, o grau e a intensidade da acne. Podem ser indicados procedimentos em clínicas dermatológicas, como peelings, lasers, luz pulsada e microagulhamento.
Além disso, para cuidar da pele oleosa e com tendência ao surgimento de espinhas e cravos, é preciso ter uma rotina de skincare adequada.
“Peles oleosas também precisam de hidratante! Uma boa rotina de cuidados com a pele acneica, com manchas pós-inflamatórias de acne, deve ter um sabonete adequado para peles oleosas, antioxidantes com ativos clareadores como a vitamina C, hidratantes para pele oleosa (item fundamental da rotina podendo ser aplicado de manhã), filtro solar toque seco oil free e ácidos e clareadores noturnos”, destaca a Dra. Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr. André Braz (RJ).