• 22/11/2024

SamuVet: Câmara aprova criação de Samu para animais no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou um projeto de lei que cria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SamuVet). O serviço deverá funcionar 24 horas para atendimento de animais atropelados em vias públicas, em situações de risco ou que tenham sofrido maus-tratos. O texto foi aprovado em primeiro turno na última quinta-feira (28/11).

De acordo com a proposta, do deputado Roosevelt Vilela (PSB), os veículos do SamuVet teriam estrutura semelhante a um pequeno hospital voltado para os animais. O objetivo é a realização de atendimentos rápidos e dentro das normas até o encaminhamento para um local adequado de continuidade de tratamentos. O socorro para os animais poderá ser solicitado por qualquer pessoa, mediante identificação, ou por órgão de segurança pública.

Leia também   Espanha relata segunda morte por varíola dos macacos na Europa

Um médico veterinário e um motorista deverão compor as equipes de atendimento. O projeto define ainda que o Poder Executivo deverá criar um número de telefone específico para o recebimento das demandas.

Segundo o texto, iniciativas semelhantes são realizadas em cidades como Florianópolis (SC), Campinas (SP) e Salvador (BA). A implementação do SamuVet “trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais”, justificou Vilela.

Para ser implementado, contudo, o projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno e sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Ainda não há previsão para a segunda votação em plenário.

Leia também   Qualifica DF reabre inscrições para 880 vagas em cursos profissionalizantes

(Correioweb)

Read Previous

Confira tabelas com os novos valores da conta de água no DF

Read Next

Como parar a diarreia mais rápido