• 18/05/2024

DF inicia a campanha contra poliomielite para crianças de 1 a 5 anos incompletos

A partir de segunda-feira (8) tem início no Distrito Federal a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de um ano a cinco anos incompletos. Simultaneamente, ocorre a multivacinação para atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos. A iniciativa segue até 9 de setembro em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). No dia 20 de agosto, sábado, será o Dia D de mobilização nacional.

Veja também

Envolvidos em atos de corrupção comandam o jogo sujo e disparam fake news nas eleições do DF

As campanhas têm como objetivo  aumentar a cobertura vacinal da faixa etária assim como atualizar as cadernetas de vacinação de todos. O público-alvo para a vacinação contra poliomielite é estimado em 199,6 mil crianças. Já no caso da multivacinação, que engloba crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, está em torno de 395,9 mil pessoas.

Leia também   Brasil recebe hoje 1,5 milhão de doses da vacina Janssen

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada por vírus que pode provocar paralisias irreversíveis. Segundo o relatório de 2022 da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil é um dos países que apresenta maior risco de reintrodução da doença.

A vacina contra a paralisia infantil é administrada em dois formatos diferentes: injetável e em gotas. A vacina inativada poliomielite (VIP) é um imunizante trivalente injetável em três doses aplicadas em bebês de 2 meses (1ª dose), 4 meses (2ª dose) e 6 meses (3ª dose). Já a vacina oral poliomielite (VOP) é considerada um reforço do esquema primário em duas doses para crianças a partir de 15 meses (1ª dose) e a partir de 4 anos (2ª dose).

Leia também   Comércio 100% aberto, porém cuidados precisam continuar

Para todas as crianças, a campanha de multivacinação é a oportunidade de atualização da carteira, com as vacinas que estão dentro do calendário, como febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pneumocócica, rotavírus.

Read Previous

Começa nesta segunda (8/8), a campanha de vacinação contra a poliomielite

Read Next

Militância petista não esquece que Leandro Grass esculhambou partido e Lula no passado e agora o rejeita