• 04/07/2025

Começa nesta segunda (8/8), a campanha de vacinação contra a poliomielite

Começa, nesta segunda-feira (8/8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, coordenada pelo Ministério da Saúde. Nesta data também tem início a campanha para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Veja também

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

De acordo com o órgão, as campanhas vão até 9 de setembro, sendo 20 de agosto o dia D de divulgação e mobilização nacional. Estados, municípios e Distrito Federal terão autonomia para definir outras datas de mobilização, de acordo com a situação local.

A meta deste ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite. O público é formado por 14,3 milhões de pessoas, e a vacinação ocorrerá nas 40 mil salas de imunização espalhadas pelo Brasil.

Leia também   Dino anuncia permissão de entrada de garrafas de água em shows

A ação visa melhorar os indicadores de imunização infantil no Brasil, que estão em queda desde 2015. No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 69,9% do público-alvo.

Em crianças menores de 1 ano, o Ministério da Saúde aplica o esquema básico de imunização com três doses intramusculares. Nas crianças de 15 meses a 4 anos, a imunização é reforçada via oral, simbolizada pelo personagem Zé Gotinha.

Atualização da caderneta

Além da ação contra poliomielite, também será realizada a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos que têm o cartão incompleto ou nunca foram imunizados.

Leia também   Caiado lança programa AgreGO, voltado para desenvolvimento industrial do Estado nos próximos 10 anos

Para crianças, haverá atualização da caderneta com as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Os imunizantes disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes são: PV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação das vacinas poderá ocorrer de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19. “As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, informou a pasta.

Leia também   Inmet alerta para onda de frio no Sul e excesso de chuva em 3 estados

(Portal Metrópole)

Read Previous

Envolvidos em atos de corrupção comandam o jogo sujo e disparam fake news nas eleições do DF

Read Next

DF inicia a campanha contra poliomielite para crianças de 1 a 5 anos incompletos

error: Content is protected !!