• 29/04/2024

Obras avançam no túnel de Taguatinga e trânsito no viaduto da Samdu foi liberado nesta segunda (1º)

O trânsito na altura do viaduto da Avenida Samdu foi liberado nesta segunda-feira (1º). Com o avanço da obra do Túnel de Taguatinga, foi possível restabelecer o tráfego nesse ponto da cidade, conforme explicou o governador Ibaneis Rocha em visita ao local.

Veja também

DF não tem data para iniciar emissão da nova Carteira de Identidade

“É uma visita importante, estamos na fase de construção do pavimento rígido, que é uma das últimas antes da liberação da pista. Segundo o consórcio responsável pela obra, a liberação da pista sentido Ceilândia-Plano Piloto deve ocorrer até 30 de setembro, e a do sentido Plano Piloto-Ceilândia até final de outubro. Até o fim do ano a gente conclui tudo com a entrega do Boulevard. Hoje tem uma parte importante, que é a liberação da Avenida Samdu, então a gente vem aqui para dar uma olhada nessa obra que vai beneficiar muitos moradores de toda essa região”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Leia também   E teve blocos para todas as idades e gostos

Responsável pela liberação do trânsito na Samdu, o secretário de Obras, Luciano Carvalho, destacou o bom andamento dos serviços. “Com a obra, nós bloqueamos os dois lados da cidade, o Sul e o Norte. Nós já liberamos o trânsito na Avenida Comercial, importante porque liberou o trânsito no sentido Norte-Sul, e agora a Samdu no sentido contrário. Isso vai trazendo a normalidade para a cidade e as pessoas retomando as suas rotinas

A magnitude da obra se reflete nos números. Com investimento superior a R$ 275 milhões, ela vai gerar mais de 1,7 mil empregos até a sua conclusão. O túnel vai beneficiar cerca de 135 mil motoristas diariamente e mais de um milhão de pessoas.

Diretor do consórcio responsável pela obra, Rodrigo Magalhães detalhou o que está sendo feito no Túnel atualmente e as próximas etapas. “Estamos trabalhando em ritmo intenso para concluir as últimas lajes da cobertura do túnel, que estão ali no cruzamento da Avenida Comercial. Concluindo essa etapa, a gente finaliza a parte de escavação subterrânea, interligando os dois túneis, o que deve ocorrer daqui a 15 dias”, explica.

Leia também   Contrato firmado com o Instituto de Cardiologia amplia serviços de cirurgias

Ele também falou sobre o acesso ao trânsito na Samdu. “Trabalhamos hoje no viaduto da rampa de descida do BRB após a Samdu e hoje estamos liberando ao tráfego o Viaduto da Samdu. Também atuamos nas estruturas sobre o túnel, finalizando a drenagem e a fase 1 do reaterro para iniciarmos o pavimento sobre o túnel no sentido Ceilândia-Plano Piloto”, detalha.

Ainda segundo o consórcio, com o andamento da obra, os operários vão concentrar-se na construção do pavimento rígido e, na sequência, na instalação dos sistemas elétrico, de iluminação, de ventilação e de combate a incêndio.

Sobre o Túnel de Taguatinga

Iniciada em 20 de julho de 2020, a obra é considerada a maior obra viária do país em andamento. Os recursos são provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, e oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Essa mudança evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade. Dessa forma, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Leia também   Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 5,5 milhões

Do outro lado, quem chega à Taguatinga pela EPTG também passará pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte.

As melhorias não se restringem ao trânsito e à mobilidade. A Avenida Central de Taguatinga vai ganhar um boulevard arborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população. O foco será nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão revitalizadas e os estacionamentos ampliados.

(Portal Expressão Brasiliense)

Read Previous

O TikTok quer aposentar o Spotify; app de vídeo curtos pode ganhar função de streaming de música

Read Next

Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos