• 24/11/2024

O TikTok quer aposentar o Spotify; app de vídeo curtos pode ganhar função de streaming de música

TikTok não tem pretensões de se limitar apenas aos vídeos curtos de dancinhas. É o que indica um recente movimento da controladora ByteDace que, segundo o Insider, registrou em maio a marca “TikTok Music”, nos Estados Unidos, sinalizando que seu app deva se tornar um player para as as músicas que tanto fazem sucesso na plataforma.

Veja também

Por que Instagram desistiu dos planos de ‘imitar’ TikTok

Justamente pelo fato de hoje o TikTok ser a plataforma dos grandes hits musicais, a guinada à seara do Spotify e Apple Music não surpreende e confirma que a trajetória da rede social é intrinsicamente ligada à indústria da música.

Leia também   Aumento da procura leva a falta de gás no Distrito Federal

Além disso, a ByteDance acumulou alguma experiência no mundo do streaming ao lançar em 2020 o app de música Resso, no Brasil, Índia e Indonésia.

O Resso, que auxilia os usuários na escolha das trilhas sonoras para os vídeos, possui alguns dos mesmos recursos descritos no registro da marca “TikTok Music”, como a capacidade de criar listas de reprodução, compartilhar músicas nas mídias sociais e interagir com a comunidade do aplicativo.

O diferencial agora é que, ao expandir a marca, a ByteDance tem a chance de trazer usuários tanto da base do Resso quando do TikTok, algo similar ao que acontece no Brasil, onde a plataforma redireciona os usuários ao Resso para que eles possam ouvir a versão completa de uma música de seu interesse, um movimento que ajuda a manter os usuários dentro do ecossistema ByteDance.

Leia também   Qualquer pessoa pode criar emojis; saiba como fazer o seu

Talvez ainda leve um tempo para o público experimentar ao TikTok Music, mas a nova marca deve movimentar os corrente na busca por mudanças. Ainda mais ao se levar em conta que, com o Resso, a ByteDance acumulou mais de 40 milhões de usuários mensais na Índia, Brasil e Indonésia, em novembro de 2021, um número que provavelmente crescerá.

No início deste ano, um relatório do Insider revelou que os usuários ativos mensais da Resso cresceram 304% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022 apenas na Índia, em oposição ao crescimento de 38% do Spotify no país durante o mesmo período de tempo.

Leia também   Qual a diferença entre emoji e emoticon?

(Portal Exame)

Read Previous

Ao TSE, candidatos dizem guardar R$ 5,6 milhões em dinheiro em casa

Read Next

Obras avançam no túnel de Taguatinga e trânsito no viaduto da Samdu foi liberado nesta segunda (1º)