O Instagram anunciou a suspensão do lançamento de novas funções do seu aplicativo após as críticas que recebeu de usuários, influenciadores e celebridades.
Veja também
Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens
Entre os novos recursos estava o aumento no conteúdo de vídeos recomendados, em um estilo similar ao aplicativo rival TikTok.
Os modo de exibição da tela e o feed (onde ficam publicações de fotos e vídeos) foram criticados, porque usuários disseram que sentiram que não podiam ver fotos de amigos e familiares como antes.
A Meta, empresa que controla o Instagram, disse que quer “um tempo” para fazer as mudanças corretas.
‘Imitando’ a concorrência
A mudança do Instagram para mais conteúdo de vídeo parece responder à crescente popularidade do TikTok, onde os usuários postam e assistem a gravações em vez de fotos.
Segundo dados da empresa de análise digital Sensor Tower, o TikTok foi baixado mais de três bilhões de vezes em todo o mundo, tornando-se o primeiro aplicativo não pertencente à Meta a atingir esse número.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse ao portal de notícias The Verge que a versão de teste de renovação do aplicativo será descontinuada gradualmente em algumas semanas.
“Estou feliz por termos arriscado. Se não falharmos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou sendo ousados o suficiente”, disse ele por meio de sua conta no Twitter.
“Definitivamente, precisamos dar um grande passo para trás. Precisamos aprender e depois voltaremos com alguma ideia nova. Então, vamos trabalhar nisso”, acrescentou.
Mosseri já havia postado um vídeo explicando as mudanças, dizendo que vídeos em tela cheia seriam promovidos em vez de fotos.