• 15/05/2024

Nova presidente da Caixa assume cargo e diz que vai apurar com rigor denúncias de assédio

A economista Daniella Marques Consentino assume, nesta terça-feira, 5, o cargo de nova presidente da Caixa Econômica Federal. Está marcada uma cerimônia no Palácio do Planalto. A nova executiva do banco público teve seu nome aprovado na sexta-feira, 1º de julho, pelo Comitê de Elegibilidade da instituição e assinou o termo de posse.

Veja também

BRB administra mais de R$ 10 bilhões em depósitos do Judiciário

Ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino substituirá Pedro Guimarães, que pediu demissão na semana passada, após denúncias de assédio sexual que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho. Ele negou as acusações na carta de renúncia.

Leia também   Especialista em direito empresarial e societário dá dicas de como evitar disputas judiciais em tempos de pandemia e inflação alta

A nova presidente da Caixa disse que o banco vai apurar com rigor as denúncias de assédio sexual feitas contra antigos dirigentes. Segundo ela, as punições necessárias serão levadas a cabo. A executiva afirmou ainda que já se reuniu com o alto comando da instituição e que a primeira decisão foi afastar pessoas envolvidas nas investigações, para proteger a imagem do banco.

“Asseguro: será tudo feito com independência, com rigor, com seriedade, e se realmente for comprovado, todas as punições que são cabíveis serão feitas”, disse, durante entrevista transmitida neste domingo, 3, pela TV Record.

Leia também   Receita paga restituição do IR 2020 para quem caiu na malha fina

Assim que assinou o termo de posse, a nova presidente fez uma primeira reunião. “Definimos um plano de ação, tomamos uma série de decisões. O primeiro passo foi o afastamento de outras pessoas que possam estar, que estão envolvidas nas apurações, porque a gente precisa proteger agora a imagem da instituição.” Ela não citou nomes.

Além de Guimarães, o vice-presidente de atacado Celso Barbosa deixou a Caixa na sexta. Ele era o “número dois” do banco durante a gestão do ex-presidente.

Daniella disse que o assunto é “para já”. “Metade das mulheres do Brasil são vítimas de assédio no trabalho, então a Caixa, que sempre foi o banco de todos os brasileiros, daqui para frente, e eu tenho aprovação de todos os órgãos internos, vai ser a mãe da causa das mulheres”, pontuou.

Leia também   Congresso aprova projeto que cria margem para novo Bolsa Família

Ao assumir a Caixa, Daniella será a única mulher a presidir, na atualidade, um dos cinco maiores bancos brasileiros.

A nova presidente da Caixa sinalizou ainda que o banco prosseguirá com a estratégia de microcrédito iniciada na gestão anterior. “A gente tem que apoiar na capacitação e no crédito, já vinham rodando iniciativas de microcrédito. Existe agora a renovação do fundo garantidor da União para alavancar R$ 90 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas e pela primeira vez, para micro e pequenos empreendedores individuais”, disse.

(Portal Exame)

Read Previous

5 livros leves e divertidos para relaxar nas férias

Read Next

Justiça Eleitoral convoca mesários que vão trabalhar nas eleições