Por José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense
A pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pelo portal Metrópoles, divulgada na quarta-feira (22), confirma o cenário apontado por outros institutos de pesquisas em levantamentos realizados junto ao eleitorado brasiliense: Ibaneis Rocha, do MDB, está bem na frente de seus possíveis adversários e pode liquidar a fatura já no primeiro turno.
Veja também
PO nega que vai concorrer ao GDF e continua como pré-candidato ao Senado
De acordo com a sondagem, na pesquisa estimulada, quando uma lista de pretensos candidato é apresentada ao eleitor, Ibaneis lidera com 34,5%. O indeciso senador Reguffe, do União Brasil, aparece com 14,8%, quase 20 pontos atrás do emedebista.
Nessa simulação de cenário, Leila do Vôlei, do PDT, marca 7%. Rafael Parente, do PSB, 5,8%. Izalci Lucas, do PSDB, 4,5%. Leandro Grass, do PV, 3,5%. Keka Bagno, do PSol, 1,7%. Lucas Sales, do DC, João Goulart Filho, do PCdoB, e Robson Silva, do PSTU, não chegam a 1% das intenções de votos.
Indecisos
De acordo com a pesquisa, 8,2% dos eleitores entrevistados optaram por branco ou nulo. E 19,2% disseram que ainda não sabem em quem votar.
Veja abaixo o resultado da pesquisa estimulada:
Na pesquisa espontânea, Ibaneis também está na frente com 25,5%. Rafael Parente surpreende aparecendo com 3,8% nas intenções de votos. Reguffe vem em seguida com 3,5%. Leila do Vôlei, 3,3%. Izalci Lucas, 1,1%. Leandro Grass, 1,0%. Keka Bagno, 1,0%. Flávia Arruda, do PL, que vai concorrer ao Senado foi citada por 0,7% e Rosilene Corrêa, do PT, que deve bater chapa contra Flávia, soma 0,5%.
Confira abaixo o resultado da pesquisa espontânea:
A pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 21 de junho, em todas as regiões, e entrevistou 1,2 mil eleitores de 16 anos ou mais.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022.