• 23/11/2024

Homem é preso por ameaçar matar deputado Fernando Fernandes a facadas

m homem foi detido na manhã de terça-feira (15/1) por ameaçar matar o delegado, deputado distrital e administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes (Pros). Policiais civis chegaram até o suspeito após receberem denúncia de que Samuel Fernando Silva dos Santos, 21 anos, conhecido como Boca Roxa, estaria gritando em via pública que tiraria a vida do parlamentar.

A prisão ocorreu em um campo de grama sintética, na Chácara 87, em frente ao Condomínio Maranata, no Sol Nascente. Segundo a delação anônima, Boca Roxa costumava andar pela região ostentando uma pistola .380, mas anunciava que assassinaria Fernando Fernandes a facadas.

A ocorrência foi registrada na 19ª Delegacia de Polícia (P Norte), a mesma chefiada por Fernando Fernandes até meados de 2018, quando se afastou para se lançar candidato. De acordo com o distrital, Boca Roxa é integrante de uma facção conhecida como Comando do Sol Nascente, que controla parte do tráfico de drogas na segunda maior favela da América Latina.

Leia também   Setor produtivo vai ajudar na criação de novas UTIs

“Eu atribuo essas ameaças ao meu trabalho como delegado na região e, agora, como administrador, pois estamos atacando de forma dura a grilagem de terras na cidade”, afirmou o delegado.

Em seu depoimento à PCDF, Samuel admitiu ser usuário de drogas, mas negou qualquer ameaça ao distrital. Disse, inclusive, ter sido surpreendido com a presença dos policiais. No momento da prisão de Boca Roxa, os agentes da 19ª DP não localizaram a suposta arma de fogo usada por ele, mas, sim, um simulacro que ele admitiu guardar para cometimento de roubos.

Leia também   Reunião da Otan: Biden e líderes do G7 vão anunciar investimento militar de longo prazo para Ucrânia

Segundo mais votado
Delegado da Polícia Civil há 25 anos, Fernando Fernandes foi o segundo deputado distrital mais votado no DF. Tendo como reduto eleitoral o setor Sol Nascente, ele fez fama combatendo a criminalidade quando chefiou a 19ª DP. Acabou ganhando a confiança da comunidade e deslanchou na vida política.

Outro ponto que alavancou a popularidade de Fernandes foi o fato de ele ter sido conselheiro tutelar em 2013. O distrital ingressou nos quadros da PCDF como escrivão e depois passou em concurso público para a carreira de delegado.

Na corporação, ele atuou no Posto Policial do Touring, 26ª DP (Riacho Fundo), Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II), 30ª DP (São Sebastião) e todas as delegacias de Taguatinga e Ceilândia.

Leia também   Testagem para Covid-19 na população começa nesta terça-feira (21)

Administrador temporário
Ao aceitar o convite do governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir o cargo de administrador da maior e mais populosa cidade do DF, Fernando Fernandes recebeu muitas críticas de eleitores.

“Este mês não há trabalho na Câmara Legislativa. Como integrante da base do governo, e tendo sido o mais votado em Ceilândia, aceitei o convite do nosso governador de arrumar a administração, mas tão logo isso seja feito, voltarei à Casa. Isso deve durar de três a seis meses”, ressaltou.

De acordo com Fernando Fernandes, a decisão foi exclusivamente de Ibaneis, sem ingerência alguma da legenda. “A Telma está ciente que a minha passagem pela administração é transitória, e o partido não apresentou nenhuma barreira, até porque não haverá prejuízos para a sigla.”

(Metrópoles)

Read Previous

Bebê cai em piscina e mobiliza Corpo de Bombeiros no DF

Read Next

SOS DF Saúde promove Dia D de combate ao Aedes