• 21/11/2024

Papa Francisco lamenta vítimas e apela ao diálogo no Cazaquistão

Por RTP

O papa Francisco manifestou hoje (9) dor pelas vítimas dos tumultos no Cazaquistão e apelou ao “diálogo” e à “justiça” para que a “harmonia social” volte ao país o mais depressa possível.

“Soube, com dor, que houve vítimas nos protestos registrados nos últimos dias no Cazaquistão”, disse o papa durante a oração semanal do Angelus, perante fiéis na Praça de São Pedro.

Em sua mensagem, o chefe da Igreja Católica afirmou que espera que se possa “regressar à paz social o mais depressa possível, por meio da procura pelo diálogo, a justiça social e o bem comum”.

Leia também   Casos semelhantes a covid-19 aumentam risco de futuras pandemias

O pontífice disse ainda que confiou “a proteção do povo cazaquistanês à virgem, rainha da paz de Oziornoje”, e que reza pelas vítimas e pelas suas famílias.

Dezenas de pessoas, incluindo 18 policiais, perderam a vida durante a maior onda de protestos no Cazaquistão desde a sua independência.

Os protestos começaram domingo passado (2) nas províncias, após subida do preço do gás, antes de se espalharem pelas grandes cidades, especialmente Almaty, a capital econômica do Cazaquistão, onde as manifestações se transformaram em tumultos contra o regime.

Nas celebrações de hoje, o papa destacou a importância do batismo, sacramento pelo qual se concede “identidade cristã”, que deve ser “protegida todos os dias”.

Leia também   Brasil chega a 28,3% da população com vacinação completa contra covid-19

As palavras do pontífice foram ouvidas durante cerimônia em que batizou 16 crianças na Capela Sistina.

Repleta de ritos, a cerimônia comemora o batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão. É uma das poucas que têm lugar na Capela Sistina, onde se realizam os conclaves para eleger o novo papa.

 

Read Previous

Nenhuma categoria de servidores tem reajuste garantido, diz presidente

Read Next

Eleições 2022: Bolsonaro pretende indicar vice do Centrão