• 22/11/2024

Novembro Azul chama atenção para cuidados com a saúde dos homens

Por Agência Brasília 

Muito além da prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância de os homens cuidarem o ano todo da saúde. A Secretaria de Saúde vai realizar, ao longo do mês, diversas ações para reforçar a mensagem e falar sobre o cuidado com as doenças que mais afetam os homens.

Veja também

Veja onde se vacinar contra a covid-19 no fim de semana

Com o slogan “Cuidar da saúde é uma prioridade! Previna-se, cuide da sua família e procure a unidade de saúde mais próxima”, a campanha deste ano propõe ações para a ampliação do cuidado à saúde dos homens. “Historicamente os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças”, alerta a gerente de apoio em Saúde da Família, Mariana Rodrigues.

De janeiro a outubro de 2021, apenas 34,7% dos atendimentos na Atenção Primária do Distrito Federal foram para o sexo masculino.

Leia também   BRB te lucro ajustado de R$ 109 milhões no 1º trimestre de 2022

Segundo Mariana, a partir desse cenário, a proposta é que a Secretaria de Saúde promova ao longo do mês atividades voltadas ao público masculino e também que essas ações de incentivo se estendam para os outros meses do ano.

O coordenador de Saúde do Homem na Atenção Primária, Douglas Moreira, convida a todos para celebrar o Novembro Azul. “Este mês vamos lembrar de cuidar da nossa saúde, que muitas vezes fica no fim da lista de prioridades. O melhor lugar para que isso aconteça é na sua unidade básica de saúde”, indica.

Pelo portal Info Saúde-DF é possível acessar o Busca Saúde UBS e verificar a localização de todas as 175 UBSs e informações detalhadas como horário de funcionamento, inclusive as que possuem horário estendido, e serviços disponíveis. Clique aqui e veja como fazer a busca.

“Na UBS nós oferecemos cuidado integral, promovendo saúde, prevenindo e tratando doenças, estimulando o vínculo e a qualidade de vida. Lembrando que a UBS é a porta de entrada para todos os serviços da Secretaria de Saúde. Além disso, é também um espaço de cuidado”, reforça Douglas.

Leia também   Imunossuprimidos graves serão vacinados sem agendamento

Confira o convite do coordenador de saúde do homem na atenção primária, Douglas Moreira:

https://www.youtube.com/watch?v=lrsLsRHDX0s

Programação

A programação deste ano conta com atividades tanto na atenção primária quanto na secundária. Nas UBSs estão previstas ações como distribuição de materiais educativos, realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, distribuição de preservativos, palestras voltadas para prevenção e autocuidado e higiene bucal, conferência do cartão de vacina do adulto, solicitação de exame PSA, se necessário, além de atividades como corte de cabelo e barba.

Além dessas, estará em foco a prevenção ao câncer de próstata. Na Região de Saúde Sudoeste, por exemplo, pacientes que apresentarem alterações no exame de antígeno prostático específico (PSA), utilizado principalmente para rastrear câncer de próstata, e outros sinais clínicos de acordo com a avaliação médica serão encaminhados ao Centro Radiológico de Taguatinga (CRT) para realização de ecografias de próstata na semana de 16 a 19 de novembro.

Leia também   GDF doa 365 mil máscaras em 15 dias

Os pacientes que necessitarem serão encaminhados para consulta com urologista no ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) na semana de 22 a 26 de novembro. O encaminhamento é feito pelas UBSs da Região.

Ainda neste mês, está prevista a entrega da reforma do ambulatório de urologia/andrologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). As melhorias incluem pinturas de consultórios, retirada de divisórias, criação de sala para procedimentos e endoscopia urológica, além da criação da sala da secretaria da Andrologia e Urologia.

Acompanhe aqui a programação completa para o novembro azul.

 

Read Previous

Bolsonaro diz que Petrobras ‘infelizmente’ é independente

Read Next

Auxílio Brasil deve começar a ser pago em dez dias, mas dúvidas permanecem