• 21/11/2024

Coronavac dá proteção acima de 90% em quem tem comorbidades, diz estudo

Por Agência Brasil

Informações preliminares do estudo CovacManaus, realizado na capital amazonense, mostram que a Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19 garante proteção contra a doença superior a 90% em pessoas com comorbidades. As informações são do Instituto Butantan, que produz o imunizante no Brasil.

Veja também

iPhone 13 mantém design do ano passado, com novidades de câmera e bateria

A pesquisa está sendo feita com 5 mil profissionais da educação e da segurança pública da rede estadual de Manaus, com idades entre 18 e 49 anos. Do total desse público vacinado com o imunizante, somente 2,6% tiveram infecções causadas pelo SARS-CoV-2.

Leia também   Polícia procura corpo de bebê de 4 meses enterrado pelos pais em Novo Gama

O índice de hospitalizações pela doença foi de 0,1%, e o de admissões em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi de 0,04%. Um óbito foi confirmado, configurando uma porcentagem de 0,02% da amostra.

“A efetividade da CoronaVac foi superior a 97% contra infecções, hospitalizações, internações em UTI [unidades de terapia intensiva] e mortes. Outro indicador relevante é que, entre os vacinados, 91% apresentaram anticorpos detectáveis após tomarem a primeira dose, e 99,8% após a segunda dose”, destacou o Butantan em nota.

Entre as principais comorbidades apresentadas pelos voluntários que participam do estudo estão obesidade (72%), diabetes (54%), hipertensão arterial (36%) e imunossupressão (27%).

Leia também   Bancos terão expediente especial em dias de jogos da seleção na Copa

Read Previous

Brasil recebe mais dois lotes de vacinas da Pfizer

Read Next

Caminhoneiros se reúnem em Brasília para debater agenda