• 22/11/2024

Taxa de transmissão de covid-19 no Brasil é a menor em 10 meses

Por Agência O Globo

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil caiu para 0,81, menor índice desde novembro de 2020, quando estava em 0,68. A informação é do levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira. O índice confirma a tendência de queda registrada nas duas semanas anteriores: 0,99 em 24 de agosto e 0,92 no dia 7 de setembro.

Veja também

Crise hídrica: usina termelétrica GNA 1 deve ser acionada essa semana

O Rt atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 81 pessoas. Quando fica abaixo de 1, a taxa de contágio indica tendência de estabilização.

Leia também   Verão no Brasil deve ter recorde de calor e pouca chuva

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o índice brasileiro atual pode variar de 0,66 a 0,91.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus.

Por ser uma média nacional, o Rt também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

Leia também   Cloroquina: estudo é interrompido por risco de complicações

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 2.760 mortes pela Covid-19 nesta semana, uma queda em relação à anterior, quando foram contabilizados 3.176 óbitos pela doença.

Os dados da universidade britânica confirmam a desaceleração observada pelo consórcio de veículos de imprensa, que usa dados das secretarias estaduais de saúde. Nesta segunda-feira, o Brasil registrou a menor média móvel de casos desde maio de 2020, com índice de 15.336. A média móvel de mortes também segue em queda e foi de 467.

Transmissão pelo mundo

Segundo o levantamento da universidade britânica, o mundo registrou, até a última segunda-feira, mais de 224 milhões de casos de Covid-19, e mais de 4,6 milhões de óbitos.

Leia também   Montadoras incluem mais veículos em programa de compras com desconto

As maiores taxas de transmissão da semana estimadas pelo Imperial College foram na Sérvia (Rt 1,50), Croácia (Rt 1,45) e Romênia (Rt 1,43).

Já as menores taxas de transmissão da Covid-19 estimadas foram na Indonesia (Rt 0,60), Mongolia (Rt 0,69) e Chile (Rt 0,69).

Nos países da América do Sul, a pandemia está em desaceleração. Os maiores índices foram identificados na Venezuela (Rt 0,99), Peru (Rt 0,88) e Argentina (Rt 0,87).

Read Previous

Setembro Verde: entenda o que provoca o câncer de intestino

Read Next

Mutirão reforça trabalho preventivo para as chuvas