O presidente Jair bolsonaro deve se reunir nesta manhã com líderes de caminhoneiros grevistas para pedir o fim das paralisações nas estradas. O ministro Tarcisio de Freitas, da infraestrutura, também deverá estar presente. A reunião acontecerá no Palácio do Planalto.
Veja também
Entenda como funciona Conselho da República que Bolsonaro convocou
Tarcisio cancelou toda a agenda nesta quinta, 10, para administrar a crise gerada pela paralisação dos caminhoneiros.
A reunião acontece após a categoria manter as paralisações em pelo menos 15 estados brasileiros e ocupar a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Bolsonaro gravou um áudio e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, um vídeo para tentar desmobilizar os manifestantes. Na mensagem, o presidente chama os caminhoneiros de “aliados” e diz que a greve “atrapalha nossa economia”.
Ontem à noite, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou o áudio de Bolsonaro e reforçou o apelo do presidente para que os caminhoneiros suspendam o protesto. Veja o vídeo:
Os bloqueios ocorreram um dia após os discursos do presidente Jair Bolsonaro em manifestações em Brasília e São Paulo, nos quais criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e voltou a defender o voto impresso.
De acordo com lideranças da categoria, que não endossam os protestos dos caminhoneiros, boa parte das paralisações é organizada por grupos que apoiam o governo.
(Portal Exame)