• 29/04/2024

Banco Central vai adotar medidas para aumentar segurança do Pix

Banco Central anunciará em breve medidas para aumentar a segurança do Pix, disse nesta sexta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, citando como possibilidade regras para que usuários possam eleger horários para bloquear o serviço.

Veja também

Guedes: exterior, crise hídrica e dólar pressionam preço de combustíveis

O anúncio, feito em evento patrocinado pela Febraban, vem após veiculação de notícias relatando aumento do registro de sequestros relâmpagos e roubos envolvendo transferência de recursos por meio do Pix.

“É muito importante passar a mensagem que a gente vai fazer todo o possível e imaginário para que o sistema seja o mais seguro possível e possa atender o maior número de pessoas”, disse Campos Neto no evento Esfera Brasil.

Leia também   Ibaneis Rocha demite Anderson Torres após invasão de bolsonaristas radicais as sedes dos três poderes

Ele ponderou que as pessoas também podem ser vítimas de crimes com TEDs e DOCs e que o uso dos ATMs (caixas eletrônicos) também teve que sofrer ajustes para melhorar a segurança. Para Campos Neto, o Pix tem a vantagem de permitir o rastreamento mais acelerado das contas –seja de laranjas ou dos próprios criminosos– envolvidas em eventuais golpes e crimes.

“O Pix vai ajudar nesse sentido porque é mais rápido do que o TED e que o DOC para rastrear”, afirmou.

Campos Neto ressaltou que o Pix, instituído no ano passado em meio à pandemia, tem sido um importante instrumento de estímulo à bancarização e também tem impulsionado novos modelos de negócios. O sistema tinha 294,1 milhões de chaves registradas em julho, segundo o BC, e é o principal instrumento de pagamento utilizado pela população.

Leia também   Lira repete que é 'impossível' pagar R$ 90 bilhões em precatórios em 2022

(Portal Exame)

Read Previous

Lira diz que não é justo haver no Brasil milionários “livres de impostos”

Read Next

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana