A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões da pele, como mãos, pés, face, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Além disso, em alguns casos a alergia na pele pode levar a outros problemas como inchaço alérgico, por exemplo.
A alergia na pele pode ter diferentes causas como alergia ao desodorante, a medicamentos, a alimentos, ao sol, a picadas de insetos ou mesmo ao alergia ao protetor solar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, indicados pelo dermatologista ou pelo alergologista.
Principais sintomas
Os principais sintomas de alergia na pele incluem:
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Descamação;
- Irritação;
- Presença de manchas ou de borbulhas (bolinhas avermelhadas ou brancas).
Estes sintomas podem aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem demorar várias horas e até dias para se desenvolverem completamente. Dessa forma, deve-se tentar lembrar dos objetos ou substâncias que estiveram em contato com a região nos últimos 3 dias, ou dos medicamentos ou alimentos que comeu, para tentar achar uma causa.
Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves como dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante ir rapidamente ao pronto socorro ou chamar o SAMU.
O que se deve fazer quando surgem sintomas
Assim que os primeiros sintomas de alergia surgem, é importante que tome medidas rapidamente, lavando com água abundante e sabão com pH neutro as regiões da pele onde os sintomas de alergia estão a surgir. Após lavar bem essas regiões, é importante passar na pele produtos hipoalérgicos com calmantes, como cremes ou loções com ação calmante como camomila ou alfazema, para aliviar o desconforto e acalmar a irritação na pele, ajudando também a manter a sua hidratação.
Além disso, a Água Termal também é uma excelente opção para usar nestas situações, pois hidrata a pele e reduz a coceira e a irritação. Conheça outros tratamentos caseiros para tratar a alergia na pele clicando aqui.
Porém, se após lavar e hidratar a pele, os sintomas não desaparecerem completamente após aproximadamente 2 horas ou se estes piorarem nesse espaço de tempo e se tornarem exuberantes ou incomodativos, é recomendado que consulte um médico para que ele possa prescrever remédios para o tratamento da alergia.
O que pode causar a alergia
A alergia na pele pode ter diversas causas, que incluem:
- Picadas de insetos;
- Suor;
- Bijuteria;
- Intoxicação alimentar;
- Medicamentos ou alimentos;
- Plantas ou pelos de animais;
- Roupas, cintos ou a alguns tipos de tecido como lã ou jeans;
- Substâncias ou materiais irritantes como detergente, sabão de lavar roupa, produtos de beleza e cosméticos, maquiagem, shampoo, desodorante, gel de banho, sabonete, cera ou mesmo ao creme depilatório.
A alergia na pele pode manifestar-se causando diversos sintomas, sendo muito importante conseguir identificar a causa da alergia para que esta possa ser evitada.
Tratamento para alergia na pele
O tratamento recomendado para a alergia na pele deve ser indicado pelo médico dermatologista ou alergologista e o tipo de tratamento vai depender da causa e intensidade dos sintomas. Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
Além disso, nos casos onde a coceira é muito intensa, o médico pode também recomendar o uso de uma pomada para alergia, que vai hidratar a pele e aliviar a coceira e vermelhidão.
Como saber se é alergia na Pele
O diagnóstico da alergia na pele pode ser feito pelo alergologista ou pelo dermatologista, de acordo com as causas, que avalia os sintomas manifestados na pele. Em alguns casos o diagnóstico pode ser confirmado através de testes de alergia, feitos através de picadas no braço e com resposta ao fim de 15-20 minutos, ou através de outro teste que consiste em aplicar (habitualmente nas costas), diferentes substâncias conhecidas por causar alergias na pele, deixando-as atuar entre 48 a 72 horas, ou mesmo através de um exame de sangue.
Após o tempo indicado, o médico irá então observar se o teste deu positivo ou negativo, observando se ocorreu vermelhidão, coceira ou se surgiram borbulhas na pele, identificando também assim o agente responsável por causar a alergia. As análises ao sangue também poderão indicar uma causa para a alergia.
Alergia na pele é mais comum na gravidez?
A alergia na pele na gravidez pode acontecer devido às alterações hormonais e do sistema imune que ocorrem naturalmente durante este período, o que pode deixar a grávida mais sensível ao surgimento de uma alergia na pele indesejada.
Nestes casos, é recomendado que tente acalmar a pele com cremes ou loções que ajudam a aliviar o desconforto e a irritação na pele, sendo recomendado que consulte o dermatologista ou alergologista logo que possível.
Geralmente, a alergia na pele na gravidez não prejudica o bebê, porém se os sintomas da alergia forem intensos é recomendado ir no pronto socorro ou hospital.
(Tua Saúde)