• 06/05/2024

Conheça o novo golpe do Pix e veja como evitá-lo

O Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, está sendo usado em um novo golpe. Os criminosos enviam mensagens falsas via SMS e oferecem descontos em faturas de celular ou de cartão de crédito visando enganar as vítimas. As mensagens chegam por SMS e prometem um desconto caso o pagamento seja realizado pelo Pix.

Segundo os especialistas da Kaspersky, que analisaram o golpe, houve uma evolução, pois o golpe antes era realizado por meio do envio de faturas falsas por e-mail, mas agora o esquema se aproveita da rapidez e da facilidade do SMS e do Pix, que já foi massivamente adotado pela população desde seu lançamento.

No primeiro golpe identificado pela Kaspersky, que traz na mensagem o suposto desconto na fatura do celular, são oferecidos R$ 35,90 de abatimento na conta e já informa a chave para realizar a transferência.

Leia também   Levantamento do Google mostra os produtos mais procurados na Black Friday

Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky no Brasil, destaca que em ambos os golpes os criminosos usam números curtos para o envio dos SMSs falsos. “Os chamados ‘short-codes’ são canais que deveriam ser usados exclusivamente pelas operadoras e grandes empresas para realizar a comunicação com clientes, pois eles têm uma maior credibilidade e são usados geralmente para o envio de tokens ou códigos de confirmação. Mas é incontestável que eles estão sendo abusados para aplicar golpes online.”

Ataques

O phishing é um dos golpes mais comuns no Brasil, e desde a estreia do Pix, em novembro de 2020, a Kaspersky já bloqueou mais de 22 milhões de tentativas deste tipo de ataques no Brasil – sendo 18 milhões deles só em 2021. Do total, 81% das mensagens fraudulentas usam nomes de instituições financeiras, como bancos, empresas de cartão de crédito, corretoras etc. O Pix é um dos mais novos temas nesta lista, devido a sua popularidade e rápida adoção.

Leia também   Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 40 milhões

A Kaspersky  disse ainda que nos últimos 3 meses (entre maio e agosto), foram identificados e bloqueados mais de 2.400 endereços (URLs) / domínios de phishing com o termo “PIX” no nome, sendo que a empresa bloqueou mais de 2 milhões e meio de tentativas de acesso a estes sites feitos em dispositivos móveis (celulares e tablets). .

“Nos últimos meses, identificamos golpes explorando o SMS, como as mensagens de classe zero e o uso de códigos unicode para burlar os filtros das operadoras. Com o uso de engenharia social para enganar as vítimas e receber pagamentos via PIX, cujo estorno do valor pago é algo muito difícil de ser feito, o golpe é se completa de maneira bem-sucedida. Neste contexto, é muito importante que as pessoas saibam que os golpes existem, entendam como se proteger e que contem com uma solução de segurança em seus celulares”, acrescenta Assolini.

Leia também   Após derrubada de PEC, Bolsonaro diz que resultado eleições não será confiável

Como se proteger

Para se proteger dessas ameaças, a Kaspersky recomenda:

  • Sempre acesse os canais oficiais das empresas para confirmar se a promoção ou oferta existe. Na dúvida, entre em contato com o atendimento ao cliente.
  • Antes de clicar em um link, verifique o endereço para onde será redirecionado e o remetente para garantir que são genuínos.
  • Tenha atenção ao remetente. Como neste caso os cibercriminosos usam o short-code legítimo, é necessário conhecer o golpe para desconfiar.
  • Se não tiver certeza de que a página é real e segura, não coloque informações pessoais ou realize pagamentos.

(Portal Exame)

Read Previous

Testes da ButanVac: Anvisa autoriza substituição de placebo por CoronaVac

Read Next

Câmara pode votar hoje projeto que perdoa inadimplência de microempresas