• 27/08/2025

Aos sábados, W3 Sul será apenas para lazer e comércio

A proposta do governador Ibaneis Rocha de fechar o trânsito na Avenida W3 Sul, a exemplo do Eixão do Lazer, deve sair do papel em breve. Nesta quarta-feira (9) foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº40.155, que cria grupo de trabalho para num prazo de 60 dias apresentar  estudos da viabilidade técnica de implantação do projeto W3 Comércio e Lazer. 

“Sempre imaginei a Avenida W3, desde criança, como uma grande rua de comércio, encontro e lazer. Coloquei na minha cabeça de fechá-la aos sábados, como fechamos aos domingos o Eixão”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF) realizada em agosto no Palácio do Buriti. 

Leia também   Ibaneis exalta retomada econômica em encontro com empresários de Ceilândia

O secretário de Governo, José Humberto Pires, deslocado para comandar o grupo de estudos, acredita que até o final do ano seja possível apresentar os primeiros resultados já apontando para a implementação em 2020. “Nosso objetivo é estudar a viabilidade da rua de lazer primeiramente na W3 Sul. A ideia é humanizar a avenida e transformá-la num ponto de encontro das famílias do DF”. 

Contribuir com a ativação do comércio no local também é parte do projeto. Para o secretário de Governo, o novo projeto tem um significado ainda mais profundo do que simplesmente fechar o trânsito. “Queremos dar um abraço na W3. Afinal, ela foi a estrela do comércio de Brasília durante muito tempo e precisa voltar ao seu lugar de destaque”. 

Leia também   Agências do trabalhador ofertam 307 vagas nesta quinta

Pires informa que as obras de revitalização da avenida, que se iniciaram pelas quadras 511 e 512 Sul, vão continuar. “Faremos a recuperação de quadra a quadra”, afirma.

Pelo menos oito órgãos do governo estão envolvidos da proposta: Detran-DF; DER-DF; Administração Regional do Plano Piloto; Novacap; além das secretarias de Governo, de Obras, de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Transporte e Mobilidade. 

O decreto também garante a participação de entidades voltadas aos interesses dos moradores, comércio, indústria e outras categorias que possam contribuir com o tema.

(Agência Brasília)

Read Previous

Expo Lind’s chega ao Sudoeste no próximo sábado

Read Next

Taxista acusado do feminicídio é condenado a 19 anos de prisão

error: Content is protected !!