Desde que começamos a mergulhar de forma mais profunda no universo de corporações de diversos segmentos e portes por meio da Samba Digital, passamos a identificar padrões de comportamento e principalmente desafios quando falamos de Transformação Digital.
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Já fiz questão de reforçar nessa coluna o quanto a Transformação Digital vai muito além de contratar tecnologia ou começar a vender pela internet – ela passa por uma mudança estrutural, de mindset e uma adequação das pessoas para não só executarem as mudanças, mas vivê-las.
Para compreender ainda mais o contexto das empresas e validar nossas hipóteses e aprendizados é que lançamos uma pesquisa inédita com parceiros estratégicos, para entender o panorama da “Transformação Digital no Brasil”. O estudo ouviu mais de 100 companhias presentes no mercado brasileiro, sendo 17% delas com faturamento acima de R$ 1 bilhão.
Ao analisar os números, um ponto que me chamou a atenção foi que a pandemia acelerou o uso de tecnologias e a digitalização dos negócios, mas ficou claro que existem ainda desafios e dificuldades a serem superados, como principalmente legado e pessoas.
Quando perguntamos para os respondentes qual o maior desafio de implementar a Transformação Digital, a maior parte (23.8%) respondeu que é a falta de colaboradores com habilidades necessárias. Dentre as principais dificuldades também se encontram: não saber por onde e como começar (20%), a falta de investimento (17,1%) e o legado tradicional de tecnologia (14.3%).
Das empresas que apontaram como principal obstáculo a carência de uma equipe com conhecimento e experiência, 24% possuem entre 101 e 500 colaboradores, e 20% até 10. Até mesmo as companhias com mais de 5 mil funcionários possuem esse problema (12%).
São dados muito significativos, pois escancaram uma realidade dura: sem pessoas, não têm transformação. E esse déficit de profissionais preparados para realizar essa transição não é só uma questão das microempresas, mas também daquelas de grande porte, nas quais se esperaria mais recursos e uma maior disponibilidade de mão de obra qualificada.
Outro dado que me chamou a atenção foi sobre a dificuldade de mensurar a eficiência das estratégias adotadas: 39% das instituições que já aderiram iniciativas inovadoras enfrentam esse impasse. Estamos falando que mais de dois terços das empresas querem se transformar, estão nesse processo, mas que não sabem muito bem – ou têm dificuldade – de mensurar se os esforços e investimento estão dando resultado. É um número alto.
A pesquisa deixa claro que a importância dos processos de Transformação Digital já é compreendida por grande parte das empresas brasileiras. No entanto, quando um novo processo passa a ser uma necessidade para o bom desempenho de um negócio, é comum que surjam desafios ao longo da trajetória que leva a esse objetivo maior.
No entanto por mais que existam dificuldades, também existem oportunidades. Nunca a tecnologia esteve tão acessível e o cliente disposto a testar e a experimentar novas soluções. O Brasil é um dos países com maior capacidade de adaptação mercadológica presentes no universo corporativo atualmente, e esse potencial deve ser aproveitado ao máximo. Para que isso aconteça, um comportamento específico é necessário por parte dos negócios que aqui funcionam: nós precisamos, cada vez mais, investir na criação de estratégias de Transformação Digital.
* Gustavo Caetano é CEO da Sambatech e Samba Digital
(Portal Exame)