• 28/04/2024

Google Meet comemora 1 ano no Brasil; uso no país aumentou 275% só em 2021

Há um ano atrás, o Google anunciava que sua ferramenta para reuniões por vídeo, o Google Meet, podia ser usada gratuitamente no Brasil. Graças ao período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, o serviço se tornou uma alternativa para todos que precisavam conversar com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Veja também

Spotify aumenta preços de planos Premium no Brasil; veja valores

De acordo com dados inéditos do Google, os brasileiros usufruíram bem das reuniões por vídeo: o tempo dedicado ao Meet aumentou 20 vezes no país no último ano e, só de janeiro de 2021 até agora, o uso cresceu 275%.

Leia também   Divorciados têm duas vezes mais chances de ter demência, diz estudo

Para saber mais sobre como os brasileiros usam a plataforma, a empresa realizou uma pesquisa por meio da ferramenta Google Consumer Surveys, que exibe a pesquisa para alguns usuários que acessam a web pela Rede de Display do Google ou pelo aplicativo Google Opinion Rewards. No total, foram 1.551 respostas.

A maior parte dos entrevistados (55,4%) usa o Google Meet várias vezes por semana, e um terço deles usa pelo menos uma vez por dia. As principais razões para o acesso à ferramenta são reuniões de trabalho ou estudo: 59% usam para o trabalho e mais de 73% dos entrevistados usam o Google Meet para estudar. 56% utilizam a ferramenta para atender aulas de escola ou universidades e outros 16% para aula de idiomas.

Leia também   Defesa Civil alerta para queda de temperaturas no DF

Já para atividades pessoaiscerca de dois em cada cinco brasileiros usa a plataforma para: encontros virtuais com amigos (31%), familiares (17%) ou encontros românticos (7%); jogos online (11%); exercícios físicos (15%); sessões de terapia (11,2%) e encontros religiosos (17%).

Novos recursos da plataforma

A partir de maio, o Google Meet apresenta novidades para aprimorar a experiência das videochamadas. Com os novos recursos, as pessoas terão mais autonomia sobre a exposição de sua tela (podendo destacar alguém, ou omitir a própria imagem, se quiser), poderão escolher fundos animados e, para os rostos que estiverem com pouca nitidez, haverá ajuste automático do brilho.

Leia também   Greve dos caminhoneiros: entidades sinalizam novos protestos

Raquel Cabral, Head de Vendas de Google Workspace para a América Latina, afirma que o último ano contou com diversos aprimoramentos da ferramenta, como o Modo de Economia, um recurso para reduzir o consumo de dados que deve aparecer no próximo mês. A novidade foi “pensando nos brasileiros”, afirma ela.

(Portal Exame)

Read Previous

Governo de Goiás e OVG distribuem mais de 355 mil máscaras de proteção

Read Next

Secretaria da Mulher ouve as demandas da população vulnerável