• 28/04/2024

IGP-M: inflação do aluguel sobe 2,98% na 2ª prévia de março

Os preços ao produtor e ao consumidor avançaram e ajudaram o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) a acelerar a alta a 2,98% na segunda prévia de março, de 2,29% no mesmo período do mês anterior, com destaque para o comportamento dos combustíveis.

Com isso, a taxa acumulada em 12 meses alcançou 31,15%, de 28,64% antes, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral, teve na segunda prévia de março alta de 3,72%, contra 2,98% no período anterior.

Leia também   Banco Pan confirma vazamento de dados de clientes

“A inflação de março deve repetir a tônica de fevereiro, confirmando os repasses de pressões inflacionárias iniciadas em commodities agrícolas e industriais; menor pressão entre os preços das matérias-primas (4,11% para 3,89%) e aceleração dos preços de bens intermediários (3,76% para 5,04%) e bens finais (0,66% para 2,05%)”, disse em nota André Braz, coordenador dos índices de preços.

“Os aumentos do diesel e da gasolina também seguem influenciando a inflação ao produtor e ao consumidor”, completou.

No varejo houve maior pressão, uma vez que a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, subiu a 0,89% no período, de 0,29% na segunda prévia de fevereiro.

Leia também   Bandeira vermelha 2 mais cara? Aneel já prepara novo aumento

O grupo Transportes foi o principal responsável por esse resultado, ampliando seus ganhos de 1,19% para 3,52% no segundo decêndio de março, refletindo a aceleração dos preços da gasolina de 3,65% para 9,99%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, subiu 1,31% na segunda prévia de março, de uma alta de 1,00% antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Leia também   Adolescente com deficiência entra para grupo prioritário de vacinação

(Reuters)

Read Previous

Como saber se fui bloqueado no Instagram?

Read Next

UPAS terão leitos de UTI reabertos para tratamento exclusivo de covid