• 05/05/2024

Nomeados 114 profissionais para a Secretaria de Saúde

O Governo do Distrito Federal nomeou, no Diário Oficial desta segunda-feira (15), 114 profissionais, em sete áreas de atuação, para a Secretaria de Saúde. Dentre eles, estão 49 enfermeiros obstetras e 15 enfermeiros da família e comunidade. Os profissionais foram nomeados para repor vacâncias, conforme prevê a Lei Federal n° 173/2020, que impõe limites nos gastos públicos em todas as unidades da federação.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou a importância desse “reforço de profissionais num momento tão grave em que enfrentamos uma pandemia, com todas as áreas da Secretaria sobrecarregadas e precisando de reforço”. Okumoto disse que “o governador Ibaneis Rocha tem dado todo apoio e condições para que a saúde pública possa atender a população com eficiência e de forma humanizada”.

Leia também   Cartões de passe livre são bloqueados por fraude

Para a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, as ações para fortalecimento das equipes da Secretaria de Saúde vão continuar. “O Governador Ibaneis Rocha autorizou milhares de nomeações em 2020 e já começamos o ano com esse incremento de profissionais que irão atuar no enfrentamento à Covid-19, seja na assistência direta como na indireta, na área estratégica da gestão de processos, TI e comunicação”.

Dentre as áreas em que houve a convocação de aprovados no último concurso estão: farmacêuticos (20 profissionais); fonoaudiólogos (10); administradores (10); analistas de sistemas (5); e técnicos de comunicação social (5).

Leia também   Autoridades do GDF estimam que pico da pandemia ocorra até 25 de julho

De acordo com Silene Almeida, “a busca pelo atendimento nas unidades de saúde multiplicou e é neste contexto que os enfermeiros de Família e Comunidade e os Obstetras, junto com os farmacêuticos e fonoaudiólogos serão essenciais para diminuir a sobrecarga nos profissionais que estão atuando, possibilitando assegurar os cuidados à toda a população”.

A Secretaria de Saúde tem trabalhado para recompor as equipes e melhorar a oferta de serviços à população e aproveitado todas as vacâncias (aposentadoria, exonerações e etc.) para nomear os servidores concursados.

(Agência Saúde – DF)

Read Previous

O FINO DA POLÍTICA | As movimentações da política brasiliense e do Brasil

Read Next

Governo dispensa licitação para compra das vacinas da Janssen e Pfizer