• 02/05/2024

COM DISCURSO CONCILIADOR | Baleia Rossi promete pautar reforma tributária e analisar pedidos de impeachment contra Bolsonaro

Faltam poucos dias para os 513 deputados federais escolherem quem irá presidir a “Casa do Povo”, como muitos deles costumam chamar a Câmara dos Deputados, pelos próximos dois anos. A disputa está polarizada entre os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Na noite de ontem (25), o programa Roda Viva, da TV Cultura, iria promover um debate entre os dois postulantes, mas Arthur Lira fugiu da raia não comparecendo e Baleia Rossi mostrou porque pode se tornar o próximo presidente da Câmara no dia 1º de fevereiro, data prevista para ocorrer a votação.

Veja também

Reprovação do governo Bolsonaro supera aprovação com agravamento da Covid, mostra Datafolha

Baleia Rossi, que é presidente nacional do MDB, aproveitou a ocasião para apresentar suas ideias e deixar claro quais são suas intenções e objetivos caso se eleja. Para chegar à presidência da Câmara, o parlamentar não hesitou em buscar apoio de partidos de esquerda, do centro e da direita, o que pode viabilizar a sua vitória. Entre as propostas que garantiu a construção desse grupo está a de analisar os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro que aguardam posição de quem está no comando da casa, nesse caso, do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) que manifestou que deixará o impasse para o próximo presidente decidir.

Leia também   Como aliviar dores de cabeça e nas costas? Entenda

Durante o programa, os jornalistas questionaram insistentemente se Baleia Rossi vai ou não dar início a análise desses pedidos de impedimento do presidente. Ele respondeu que essa “não era sua bandeira”, mas que seria sua obrigação analisá-los. A postura do deputado deixa claro que estamos na iminência de ter mais um caso de impeachment na República Federativa do Brasil, se for a vontade da maioria dos parlamentares. Segundo ele, um processo dessa natureza requer que se cumpram os pré-requisitos. E pelo sorriso de canto de boca, tudo leva a crer que o processo pode ser aberto.

Leia também   Perícia da PF em celular de governador afastado confirma que ele não tem culpa no cartório

Já em relação aos trabalhos da Câmara dos Deputados, Baleia prometeu, se eleito for, dar início a análise da Reforma Tributária, que aliás uma das propostas legislativas é de sua autoria. O presidente do MDB fez críticas a atuação do governo Bolsonaro argumentando que o Executivo não tem um projeto de país e que não sabe elencar as prioridades para a pauta de votação no Congresso. “O governo precisa saber o que vai votar”, afirmou ao citar o fracasso da tentativa de privatizar algumas estatais brasileiras que ocasionaram inclusive na saída de nomes importantes do governo federal. Ele ainda lembrou que Arthur Lira defende a volta da CPMF.

Leia também   Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

O parlamentar ainda foi incitado a se posicionar sobre a atuação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que é alvo de críticas do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O deputado se esquivou da resposta e demonstrou que não terá problemas para instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a crise na rede pública de saúde no Amazonas.

O candidato Baleia Rossi acusou o presidente Jair Bolsonaro de estar comprando o apoio de alguns parlamentares para o deputado Arthur Lira por meio da destinação de emendas extra orçamentária. Com o apoio de grandes partidos, Baleia Rossi sabe que pode ganhar de Lira e tentar abrir uma nova mesa de negociações e conversas com o Executivo, já que são eles que dependem mais do Congresso do que o parlamento deles.

Por José Fernando Vilela

Foto: Reprodução Google Imagens

Read Previous

Anti-Facebook? O que é a rede social MeWe, que promete privacidade aos usuários

Read Next

Inep divulga hoje gabarito oficial do Enem 2020