• 27/11/2024

Cinco atitudes que provocam lábios rachados e como resolver o problema

Lábios rachados são uma marca registrada do período de seca. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que essa parte do corpo sofre mais com o ressecamento porque é formada por um tecido sensível, que não contém queratina – proteína que atua na pele como uma espécie de barreira protetora contra a perda de umidade.

O clima seco facilita a perda de água nos lábios e, em casos mais graves, o ressecamento pode causar quelite (inflamação caracterizada por lesões na boca).

Nem sempre o batom é suficiente para prevenir o problema. Produtos com sabor podem irritar os lábios, aumentar o ressecamento e provocar rachaduras. Veja cinco atitudes cotidianas que devem ser evitadas:

1.Lamber os lábios
O ato provoca uma diminuição do pH, o que piora o ressecamento. A sensação imediata é a de que houve um umedecimento da região, mas logo depois há a formação de microfissuras, acompanhada de ardência e de vermelhidão no local. À medida que a saliva seca e evapora, ela retira ainda mais a umidade dessa parte da pele. Lamber os lábios repetidamente pode causar uma “dermatite labial” – inflamação ao redor da boca caracterizada por vermelhidão e ressecamento.

Leia também   Bancos não abrem nesta segunda e terça-feira de Carnaval

2.Limpar o rosto com água quente
A água quente pode aumentar o ressecamento dos lábios, pois ela retira os óleos naturais que os mantêm hidratados. Também é importante estar atento ao tempo debaixo do chuveiro, quando a água quente entra em contato os lábios. O ideal é preferir banhos de água morna ou fria.

3.Exposição ao sol
É importante usar protetor labial com fator de proteção solar para manter os lábios protegidos, especialmente quando em exposição direta aos raios ultravioleta. Os pacientes com peles mais claras são os mais acometidos por ressecamentos e por queimaduras causadas pelo sol. As queimaduras mudam a estrutura celular e o lábio pode, com o tempo, ficar mais ressecado e descamativo, com o surgimento de fissuras e rachaduras.

4.Usar bálsamos labiais aromatizados
As fragrâncias, que são comumente encontradas em protetores labiais, podem irritar a pele e aumentar o potencial de rachaduras. O recomendado é evitar o uso de qualquer produto com fragrância. O melhor é aplicar um protetor labial com hidratantes adequados e FPS, sem adição de cores ou perfumes.

Leia também   Dia Nacional de Combate ao Fumo 2019 foca nos riscos do narguilé

5.Aplicar ingredientes irritantes
Hidratantes labiais com ácido salicílico devem ser evitados. O componente é um esfoliante que remove as células mortas da pele. O uso frequente do ácido pode causar irritação e ressecar ainda mais a boca. Outros ingredientes que devem ser evitados são mentol e hortelã-pimenta, comumente adicionados aos hidratantes para dar sensação refrescante e relaxante. Outra substância não indicada é o aldeído cinâmico, composto químico que dá sabor à canela, pois pode causar irritação em peles mais sensíveis.

Como tratar lábios ressecados?

A melhor maneira de tratar os lábios secos é aplicar emolientes leves com frequência para fornecer hidratação externa. Para manter os lábios saudáveis, macios e hidratados, o ideal é usar produtos com ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico, lanolina ou cera de abelha.

Leia também   Fitness Experience agita shopping de Brasília com aulas a R$ 25

Os produtos devem ser usados pelo menos duas vezes ao dia. Batons com ingredientes seguros, livres de ingredientes irritantes, podem ser usados sem parcimônia, de acordo com Paola Pomerantzeff. “Também é aconselhável beber mais água e usar um umidificador em casa para manter a umidade do ar”, acrescenta a dermatologista.

Fonte: Metrópoles

Read Previous

Sem simulador, busca por autoescolas cresce e preço da CNH cai R$ 300

Read Next

Mãe denuncia que teve gêmeas, mas só recebeu um bebê. PCDF investiga