• 22/11/2024

Como comer saladas? 5 dicas para incluir legumes nas refeições

Quem não conhece uma pessoa que tenha dificuldade em comer legumes e verduras? Normalmente, são os nossos filhos, marido/esposa ou até nós mesmas. Apesar disso, não há dúvidas de que esses alimentos são essenciais no cardápio do dia a dia – tanto para a longevidade quanto para o emagrecimento. Pensando nisso, a nutricionista Nathy Loyola, selecionou cinco dicas simples de como comer salada e acostumar o paladar com o sabor desses ingredientes. Confira!

Veja também

Alimentação para crianças: dicas para ensinar seu filho a comer saudável

Especialista reúne dicas práticas de como comer saladas

Faça escolhas certeiras

A primeira dica é começar a introdução de saladas no cardápio por legumes mais suaves, que possuem menos sabor. Bons exemplos são alface, tomate, repolho e cenoura. Caso não goste de comer in natura, vale misturar no arroz ou com carne – o que irá te ajudar a se adaptar!

Leia também   Governador anuncia inauguração do Hospital Regional de Uruaçu para ano que vem

Corte pedaços pequenos

Pode parecer uma medida simples, mas picar os vegetais em pedaços pequenos faz toda a diferença. Isso porque, em porções reduzidas, ficará mais fácil se acostumar com o sabor.

Aposte em molhos

Às vezes precisamos treinar o paladar, por isso, vale incluir molhos de sua preferência nos legumes e verduras. O ideal é alternar entre um dia com molho e outro sem. Nessa hora, vale seguir receitas em casa ou comprar molhos prontos – porém dando prioridade a ingredientes menos calóricos.

Use a criatividade

Para garantir mais sabor e variedade ao comer salada, prepare os legumes e verduras de formas diferentes. Gratinado, refogado, assado… Isso vai treinando seu paladar a consumir esses alimentos e assim você perceberá que eles não são tão “ruins” quanto parecem.

Leia também   Encontro de Gestantes integra ações do Agosto Dourado

Conheça as leveduras nutricionais

Com textura semelhante ao queijo ralado, essa levedura é considerada um superalimento por seu alto valor nutricional. Sem ingredientes de origem animal, sem glúten, rica em proteínas, fibras, minerais como ferro, zinco, magnésio, cromo, fósforo e cobre. Para completar, é rica em vitaminas, especialmente as do complexo B e ajudam a dar um “gostinho” extra à sua salada.

Dica extra: receita de molho para saladas

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de iogurte
  • 1 pedaço pequeno de ricota
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 pitada de sal
Leia também   GDF empenhado em regularizar 600 mil casas

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e espalhe sobre a salada de sua preferência. Sirva em seguida.

Colaboração: Nathy Loyola, nutricionista | Edição: Milena Garcia

(Alto Astral)

Read Previous

Cortes de cabelos curtos: acabe com as dúvidas e abuse da tesoura

Read Next

Pix, usado também como app de mensagem, pode enviar código HTML