Também conhecida como carqueja-amarga, carqueja-amargosa, carqueja-do-mato, carquejinha, condamina ou iguape, a carqueja é uma planta medicinal com mil e uma utilidades. Entre os principais ingredientes de chás detox, a planta é indicada para melhorar a digestão, combater gases e, desta maneira, colaborar no processo de emagrecimento.
Para a saúde, a carqueja também é um santo remédio. A planta tem ação diurética, antianêmica, hipoglicêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antigripal, anti-inflamatória, anti-reumática e aromática. Isso significa que pode ser usada para tratar problemas digestivos, gripe, anemia, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga e má circulação do sangue.
A carqueja também contribui para o bom funcionamento da fígado e da vesícula biliar, ajudando a eliminar toxinas. Além disso, é emoliente, ajuda a baixar a febre, a tratar a prisão de ventre e a a combater vermes.
Outra vantagem da planta é que ela é super fácil de ser encontrada: pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres.
Pacientes diabéticos e hipertensos devem tomar cuidado com o consumo da planta, entretanto, já que a carqueja diminuiu a concentração de glicose e pode aumentar a pressão arterial.
Grávidas não devem ingerir o chá, pois a planta pode provocar aborto. A carqueja também é contraindicada durante a amamentação.
Como tomar o chá de carqueja
A parte usada são as hastes, que servem para fazer chá ou como tempero.
Para preparar o chá:
Ingredientes
25 g de hastes de carqueja;
1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Colocar 25 gramas de hastes de carqueja em 1 litro de água fervente, deixar repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia.
Caso se opte pelas cápsulas, deve-se tomar até 3 por dia.
(Com informações do portal Tua Saúde)