Um dos políticos mais respeitado e atuante do cenário político do Distrito Federal, o piauiense Jofran Frejat, morreu nesta segunda-feira (23), em Brasília. Em 2018, Frejat estava na frente nas pesquisas de intenção de votos, mas desistiu na última hora alegando que “não iria vender a sua alma para o diabo”.
Jofran Frejat foi deputado federal por cinco mandatos, o recordista entre todos os políticos do DF que já estiveram no Congresso Nacional, secretário de Saúde do DF nos governos de Aimé Lamaison e de Joaquim Roriz. Frejat também foi diretor do Instituto Médico Legal do DF (IML) e secretário-geral do Ministério da Previdência Social.
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Frejat veio para Brasília em 1962, ano em que começou a trabalhar no Hospital Regional da Asa Sul. Na vida pública, Jofran Frejat também foi um dos deputados constituintes pelo Distrito Federal. Desde 2007, era filiado do PL, mas teve passagens pelo PDS, PFL, PP e PTB.
Nos últimos anos, Jofran Frejat era procurado por políticos que almejavam chegar ao Palácio do Buriti por conhecer o sistema de saúde pública da capital como ninguém. Muitos queriam se aconselhar com ele por ser considerado o “eterno secretário de Saúde do DF”.
Jofran Frejat será para sempre lembrado pelo seu legado como parlamentar, secretário e um homem de família.
(Expressão Brasiliense)
Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense