• 05/11/2025

7 alongamentos para fazer em casa e destravar o corpo

Os alongamentos são, na verdade, uma série de exercícios específicos, que melhoram a flexibilidade do corpo e, consequentemente, evitam dores e lesões. Engana-se, no entanto, quem acredita que realizar esse tipo de atividade é necessário apenas para as pessoas que praticam algum tipo de esporte.

Veja também

Sintomas da varíola dos macacos: 7 sinais que podem indicar a presença da doença

Realizar alongamentos periodicamente também é fundamental para quem é mais sedentário e não pratica atividades físicas com regularidade. “Antes de tudo, fazer alongamento é importante para dar uma pausa no trabalho, arejar a mente e, assim, conseguir manter a atenção e o foco”, conta Letícia Klimas, gerente técnica de ginástica da Bio Ritmo.

“Mas, fazer movimentos para alongar o corpo também vai ajudar a relaxar a musculatura e aumentar a circulação nas articulações, o que é fundamental para quem fica muito tempo sentado e, muitas vezes, na mesma posição”, completa.

Por esses motivos, a especialista separou sete alongamentos para fazer em casa e melhorar a qualidade de vida. Confira:

1 – Costas, peitoral, braços e pernas

Fique de pé, flexione o quadril para frente e apoie as mãos em cima de alguma superfície fixa (pode ser uma mesa ou cadeira). Mantenha a coluna reta, jogando os glúteos para trás e o peitoral virado para o chão.

2 – Lateral do pescoço

Um clássico. De pé ou sentado? Tanto faz, apenas certifique-se de que a postura está correta. Com o auxílio das mãos, puxe o pescoço para um lado e, depois, para o outro.

3 – Glúteo e lombar

Sente-se de pernas cruzadas, deixando que o seu pé fique em contato com o joelho oposto. Apoie as mãos nos dois joelhos e desça lentamente, como quem quer encostar a barriga na perna que está cruzada. Um ótimo exercício de alongamento.

4 – Posterior de coxa

Sente-se na ponta da cadeira, estique uma perna e incline o corpo para baixo, na direção da perna estendida. Mantenha o pé dessa perna apontado para cima. Vale apoiar as mãos nas coxas, para ter mais equilíbrio.

5 – Peitoral e ombros

Sente-se na cadeira e incline ligeiramente o tronco para frente. Coloque os dois braços para trás e apoie as mãos na lateral da cadeira, com os cotovelos estendidos. Você sentirá um alongamento da musculatura do peitoral e a parte de frente dos ombros.

6 – Pescoço

Sentado ou de pé, entrelace as mãos atrás da cabeça, apontando os cotovelos para frente. Flexione o pescoço até que o seu queixo toque o peito.

7 – Lateral do corpo

Para esse exercício de alongamento é necessário sentar-se novamente. Com o tronco ereto, estenda o cotovelo direito e eleve o braço por cima da cabeça, apontando para o lado esquerdo. Volte para a posição inicial e repita o movimento com o outro lado: braço esquerdo para a direita. Incline ligeiramente o corpo para o lado que o braço estiver apontando, sem perder a postura da coluna.

Fonte: Sport Life

Saúde em Dia

Read Previous

Governo reduz IPI de produtos fabricados no Brasil

Read Next

MDB oficializa candidatura de Ibaneis Rocha para reeleição ao governo do DF

Follow On Instagram