• 25/04/2024

Mulheres poderão denunciar violência doméstica por app, anuncia Damares

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve disponibilizar nos próximos dias um aplicativo para smartphones que vai permitir às mulheres vítimas de violência doméstica utilizar o celular para denunciar as agressões. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2/4) pela chefe da pasta, ministra Damares Alves.

Segundo ela, a ferramenta foi elaborada devido ao crescimento do número de denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do telefone 180, de casos de violência doméstica após o início das quarentenas obrigatórias estabelecidas por alguns estados como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Na primeira quinzena de março, a ouvidoria registrou média diária de 3.045 ligações e 829 denúncias. Na segunda parte do mês, foram contabilizadas 3.303 ligações e 978 denúncias.

Leia também   Senado aprova multa para discriminação salarial contra mulheres

“Nos preocupa muito a expectativa do aumento da violência contra a mulher, o que já aconteceu em outros países, especialmente os países da Europa, em que a violência contra a mulher cresceu de forma considerável. No Brasil nós já temos algumas indicações, como o estado do Rio de Janeiro, em que a notificação da violência contra mulher nesse período já é 50% maior em relação ao período anterior”, alertou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

No Rio de Janeiro, explicou Damares, é possível registrar pela internet um boletim de ocorrência de violência doméstica, o que pode ter contribuído para a alta de 50%. Em outros estados, continuou a ministra, como a Polícia Civil não oferece essa opção, fica mais difícil a notificação de agressões. No entanto, a partir do aplicativo, ela espera que mais mulheres consigam denunciar os episódios de violência.

Leia também   Polícia Civil investiga furto de vacinas contra gripe em posto de saúde no DF

“Em outros estados, a violência não tem crescido desta forma (como no Rio de Janeiro) porque a mulher está dentro de casa, possivelmente com o agressor, e não tem como sair para denunciar, não tem como usar telefone para denunciar. Mas temos indicações, por meio do Ligue 180, de que a violência contra a mulher está crescendo. Por isso, preocupados com a forma como a mulher está notificando a violência, o governo federal está apresentando um aplicativo”, detalhou Damares.

A ferramenta estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Outros tipos de violação de direitos, como violência contra a criança, exploração sexual, violência contra a pessoa com deficiência, contra povos tradicionais e contra comunidades LGBTI também poderão ser denunciados no aplicativo.

Leia também   Atendimento a mulheres com medidas protetivas dobrou no DF nos últimos meses com aplicativo

“Acreditamos que, dessa forma, a pessoa, mesmo dentro de casa, poderá ir para um cantinho, para um quarto, para um banheiro, e poderá, mesmo estando sob o mesmo teto da pessoa agressora, fazer a sua ocorrência de violação de direitos”, ressaltou a ministra.

Damares fez um pedido para que toda a população aproveite mais esse canal aberto para “exercer o seu papel de cidadão em caso de suspeita de violação de direitos”. “Em caso de suspeita de violência, por favor, denuncie. O Ministério garante o sigilo e o anonimato ao denunciante. O que nós não podemos é deixar de denunciar. Os nosso canais foram ampliados para o recebimento de denúncias”, destacou

(Correio Braziliense)

Read Previous

Feiras permanentes voltam a receber público

Read Next

Gabbardo: “todo mundo vai ter contato com o vírus”