• 23/04/2024

População do DF deve se vacinar contra o sarampo

Os moradores do Distrito Federal devem se vacinar contra o sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença começa nesta segunda-feira (7/10). A primeira etapa, que vai até 25 de outubro, tem foco nas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D de mobilização acontecerá no dia 19.

A segunda etapa acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro e terá como público-alvo os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. O dia D desta fase está marcado para 30 de novembro.

“É preciso interromper a circulação do sarampo no país, uma doença viral aguda, que traz muitas complicações para as crianças, que são mais vulneráveis e sensíveis à doença”,  reforça o secretário de Saúde, Osnei Okumoto,

A iniciativa destina-se a atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral, que, além de defender contra rubéola e caxumba, também protege contra o sarampo.

Leia também   Covid-19: governo do DF torna obrigatório uso de máscaras

“O objetivo da campanha é fazer uma busca de quem precisa se vacinar, por isso a importância de resgatar o cartão de vacina e levar aos postos. Porém, o foco é para um público mais específico, pois as crianças apresentam maior incidência e maiores complicações, como cegueira e até mesmo o óbito”, ressalta a técnica de Imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.

A cobertura da tríplice viral, no DF, de janeiro a agosto, alcançou 86,9%. Conforme levantamento realizado pela Gerência de Imunização da pasta, de janeiro a 21 de setembro de 2019, foram investigados 175 casos suspeitos de sarampo no DF, sendo três confirmados, 133 descartados e 39 ainda em investigação.

A Secretaria de Saúde quer aumentar a prevenção contra a doença. “É muito importante que haja efetividade na cobertura vacinal da população do Distrito Federal, principalmente das crianças, tendo em vista que o vírus continua circulando no país”, alerta a gerente da Imunização da pasta, Renata Brandão.

Leia também   Um único trago em cigarros eletrônicos pode danificar vasos sanguíneos

No Dia D, os postos de vacinação do Distrito Federal estarão funcionando das 8h às 17h, ininterruptamente. Nos demais dias da campanha, a vacina estará disponível conforme a rotina das salas de vacinas do DF, que funcionam de segunda a sexta-feira em horários específicos de cada local.

Dose Zero

A primeira dose da vacina para o público infantil é chamada de Dose zero. Assim, além desta dose, a ser aplicada no dia 25 deste mês, os pais ou responsáveis devem levar os filhos para tomar a tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose). Aos 15 meses (2ª dose), precisam da tetra viral ou da tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida, independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.

Leia também   Caixa começa a distribuir lucro do FGTS na quinta-feira; veja quem recebe

Doença

O sarampo é uma doença viral aguda de alta transmissibilidade. É suspeito de ter a enfermidade o indivíduo que apresente febre, alta acima de 38,5ºC, e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a moléstia evitem deslocamentos desnecessários devido à doença ser altamente contagiosa.
(Agência Brasília)

Read Previous

Tony Gordon vence o The voice Brasil e Michel Teló é penta

Read Next

Percebeu gordura no xixi? Saiba o que pode ser e como tratar